Mario Pacheco e Maria Bermudes da categoria Especial aceleram na trilha (foto: Adriano Akyama)
O 3º Rallye da Solidariedade, realizado anteontem (21/10), em Taubaté (SP) conseguiu conquistar seu principal objetivo: captar recursos financeiros para aquisição de cestas básicas e brinquedos a serem distribuídos para famílias carentes da região. A prova valeu pela sexta etapa do Ranking da OPN Organização de Pilotos e Navegadores do Estado de São Paulo (www.ralizeiro.com.br).
O evento, que contou com o apoio do Webventure teve a participação de 88 duplas, que largaram para os 200 km de percurso às 9h01, na concessionária Taubaté Veículos.
Problemas com a chuva As fortes chuvas da véspera, quase complicam todo o trabalho do organização do rali. Na vistoria do percurso, realizada no sábado, foi constatado que boa parte das estradas de terra que seriam utilizadas na prova, para as categorias Graduados e Especial, apresentavam riscos de segurança aos participantes, razão pela qual o percurso foi descartado.
A solução encontrada foi colocar todos os carros para correr no percurso que inicialmente seria usado só pela categoria Turismo, com piso predominante em asfalto e onde as estradas de terra utilizadas não foram danificadas pela chuva.
Para o período da manhã, as estradas escolhidas neste Rallye da Solidariedade foram da região rural dos municípios de Taubaté, Tremembé e Pindamonhangaba. Destaque para os trechos realizados dentro das estradas de portos de areia, em Tremembé, onde algumas “pegadinhas” e laços foram preparadas para os participantes. Depois de pouco mais de três horas de prova, houve uma parada de pouco mais de uma hora para reabastecimento dos carros e das duplas no Onsen Thermas.
Após o intervalo, foi dada a relargada para mais três horas de adrenalina, desta vez pela região serrana de Santo Antônio do Pinhal e Campos do Jordão. O período da tarde foi marcado pelo piso predominante em asfalto. A chegada do primeiro concorrente aconteceu às 16h, no Onsen Thermas, já de volta a Taubaté.
Natal “mais digno” – O balanço inicial desta edição foi bastante positivo. “Nossa expectativa era ter 70 carros no grid de largada, o que já seria motivo de orgulho ao nosso trabalho”, comentou Marcos Castro, organizador promocional da prova. “Conseguir colocar 88 carros no rali foi um prêmio para o trabalho de toda a Equipe que, por mais um ano, se empenhou muito para tentar proporcionar um Natal mais digno aos carentes”, completou.
A festa de premiação acontece no próximo domingo (28/10), a partir das 12h, no Onsen Thermas, mesmo lugar da chegada, quando serão conhecidos os vencedores de cada categoria e realizada a distribuição de prêmios e entrega dos troféus aos melhores colocados.
O balanço final, com a arrecadação alcançada, bem como os resultados completos, você pode conferir a partir de segunda-feira (29/10), no site oficial da Equipe Cachorrões de Taubaté: www.cachorroes.esp.br.
Este texto foi escrito por: André ‘Deco’ Muniz