André Belezinha? Helmut Becker? Alexandre Paranhos? Paloma Cardoso? Ou Mônica Pranzl? Os campeões brasileiros de escalada esportiva do ano 2000 serão conhecido neste domingo, quando termina a segunda e última etapa do campeonato, em São Paulo. O evento começa sábado, na Casa de Pedra, e terá cobertura on line e oficial da Webventure.
A primeira etapa aconteceu em abril passado, no Rio, com as vitórias dos paulistas André Berezoski, o Belezinha, e Paloma Cardoso. Os dois estão confimados para esta etapa decisiva, ao lado de outras feras como Helmut Becker e Luís Cláudio Pita, do Rio, e os gaúchos Thiago Balem, o vice-campeão da primeira etapa, e Guilherme Zavaschi.
Entre as mulheres, também nenhuma novidade. O título deve ficar entre Paloma e a carioca Mônica Pranzl, mas também aparecem com destaque as paranaenses Vanessa Valentim, Gisele Ferraz e Daiane de Souza, além de Camila Santos, também do Rio, e de Janine Cardoso, irmã de .
A decisão do campeão nacional vai sair da somatória dos pontos das duas etapas. “Há um documento feito pela Pró-Esportiva que diz que a definição será de acordo com uma tabela de pontuação padrão. Esse regulamento foi usado no Rio, será usado aqui e foi feito com base no que diz a U.I.A.A. (União Internacional das Associações de Alpinismo)”, explica Eduardo Carceroni, diretor desta próxima etapa.
O dono da via – O diferencial da disputa em São Paulo já começa pelo route-setter, Paulo Gil, da Academia 90 Graus. Um dos mais experientes escaladores do país, ele já montou as vias em “mais de 10 campeonatos brasileiros” e promete preocupar os atletas. “É uma característica minha. Os mais experientes, aqueles que me conhecem, estão sofrendo por antecipação ao saberem que serei o route-setter”, diz. “Mais uma vez o título será decidido pelos mesmos. Nesses últimos anos apenas alguns atletas surgiram além daqueles que já tradicionais nas decisões de títulos.”
Esta etapa do Brasileiro acontece no ginásio Casa de Pedra, na rua da Paz, 1823, e tem entrada franca. Acompanhe todos os detalhes na cobertura on line da Webventure.
A 2ª etapa do Brasileiro de escalada é organizada pela Pró-Esportiva e realizada pela Casa de Pedra com apoio de Pé na Trilha, Solo, By, Petzl, Camp, Kailash, Black Diamond, Lanex, Singing Rock, Stubai, Edelweiss, Snake, Risca Outdoors, Mercado Livre e Webventure.
Este texto foi escrito por: Luciana de Oliveira