Amigos brincam com a soma da idade dos três (foto: Lilian El Maerrawi/ www.webventure.com.br)
Direto de Ouro Preto (MG) – Um dos conceitos mais fortes do Iron Biker, uma das mais tradicionais provas do mountain bike nacional, é a superação. Em 2008, cerca de mil atletas fizeram as duas etapas da prova, em Mariana e Ouro Preto, em Minas Gerais, e dentre todos, estavam três amigos que fazem parte da chamada melhor idade.
Jarbas Lopes Cardelli, Evilásio Wielewski e Robert Scheiner completaram o circuito neste domingo (19), e brincam que juntos, somam quase 200 anos de idade.
Jarbas, de 62 anos, é de Cosmopolis (SP), e há cinco anos participa do Iron Biker. Tricampeão, ele finalizou a prova deste ano com muito bom humor e na espera de mais um bom resultado.
A prova é um desafio para qualquer ciclista. Todos os praticantes têm o sonho de fazer o Iron Biker, disse após sua chegada neste domingo (19).
Evilásio Wielewski, 58 anos, é de Ponta Grossa (PR), e completou sua segunda competição neste fim de semana. Em 2007, sua estréia no Iron Biker, ele foi campeão de sua categoria, de 55 a 59 anos, porém já pratica o mountain bike há 15 anos.
Comecei por brincadeira, com um grupo, e ai surgiram alguns desafios e iniciei as competições. Quando começa a adrenalina na veia, você quer sempre participar de provas, mas tem que se divertir também, disse.
Completando o time, o norte-americano Robert Scheineder, de 64 anos, enrola o português mas não fica fora de toda a confraternização entre os atletas. Há oito anos no Brasil e morador de Brasília (DF), ele começou a praticar o esporte já em terras tupiniquins.
Nos Estados Unidos eu fazia só bike speedy. Comecei o mountain bike aqui no Brasil, com um grupo chamado Coroas do Serrado, que existe há dez anos, relembra.
Já em sua sexta participação no Iron Biker, Robert afirma que o desafio da prova está na dificuldade que ela impõe e no encontro que proporciona entre os amigos, como Jarbas.
Apelo – Jarbas Lopes pratica o mountain bike há 8 anos e começou por indicação médica. Eu tenho duas cirurgias na coluna e tomava remédio para o coração, e hoje não tomo mais nada. Então faço esse apelo: para os jovens incentivarem seus pais, avós e tios a praticarem esportes para a saúde deles, disse o atleta.
Sobre os benefícios do mountain bike e os motivos pela escolha, ele afirma que é uma das mais saudáveis práticas que existe. Não há impacto de tornozelo nem no joelho. É um esporte saudável, concluiu.
Este texto foi escrito por: Lilian El Maerrawi