“Somos a tartaruga”, disse o capitão campeão, Ian Adamson, comparando as estratégias de sua equipe, a Salomon Eco-Internet, e da principal rival, PuneNZ.com, à fábula da Lebre e a Tartaruga. Liderando desde o início deste Eco-Challenge, a PureNZ.com decidiu não dormir e administrar a vantagem 24 horas por dia. Chegou a abrir duas horas sobre a vice-líder. No final, entretanto, a parada para dormir foi inevitável e levou à perda da primeira colocação.
“Os Kiwis (apelido dos neo-zelandeses) passaram o tempo todo dizendo que ‘kiwis’ não dormem”, contou o diretor da prova, Mark Burnett. Mas, na madrugada desta quinta, depois de quatro horas de atividades extenuantes sem descanso, os atletas da PureNZ.com “não conseguiam nem andar em linha reta”.
Burnett observou que o Eco-Internet tinha experiência suficiente para saber que privar-se do sono poderia deixar-lhes mentalmente esgotados para prosseguir. Os americanos dormiram apenas duas a quatro horas toda noite, mas era o suficiente para manter a cabeça funcionando e “minimizar os erros”, segundo o capitão Adamson.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: outubro 25, 2001