Direto da Adventure Fair – Todos os dias na Adventure Sports Fair, a partir das 14 horas, o estande da ong SOS Mata Atlântica vai distribuir mudas de palmito-jussara para os visitantes da feira. Para isso, basta assistir à curta oficina de plantio, que acontece no estande da ong, localizado no Piso 2 da Bienal do Ibirapuera, local onde acontece a Adventure Sports Fair, feira de esportes e turismo de aventura que acontece até domingo 27 em São Paulo.
A SOS Mata Atlântica vai distribuir 5 mil mudas e 20 mil sementes do palmito Jussara, uma espécie ameaçada de extinção. Na oficina, os educadores ambientais ensinam aos interessados a sobre a espécie, como deve ser feito o plantio, quanto tempo demora para dar o fruto (palmito), quais os cuidados com a planta. As oficinas são realizadas sempre em hora cheia, de uma em uma hora.
A ong também trouxe para a Adventure Fair a equipe de corrida de aventura que leva o nome de SOS Mata Atlântica, do capitão José Roberto Pupo. Todos os dias haverá um representante da equipe no estande, que explicará como é o trabalho de educação ambiental feito pela equipe.
A equipe explica como eles fazem as coletas de água nos locais onde acontecem as provas de corrida de aventura. Através de coleta de amostras de água, a equipe ajuda no monitoramento da qualidade de água dos rios selecionados.
Expedição e vídeo – Também está sendo veiculado no estande da SOS Mata Atlântica o vídeo do pólo de ecoturístico Lagamar, uma iniciativa da ong de turismo sustentável no extremo litoral sul paulista.
Já a expedição Ribeira Independente de Barragens é a novidade na feira. O diretor de Mobilização da SOS Mata Atlântica Mario Mantovani anuncia a expedição que partirá na semana que vem e vai passar pelas principais cidades que são banhadas pelo rio Ribeira do Iguape, o único rio federal que ainda não foi represado.
O objetivo da expedição é mostrar a importância de se preservar um rio em seu curso normal e impedir a construção de barragens, que estão sendo estudadas na região. A expedição termina no Dia da Independência, dia 7 de setembro, em uma coincidência feliz para esse tipo de manifestação, que visa preservar um bem natural de todos.
Este texto foi escrito por: Cristina Degani