SOS foi a primeira a terminar (foto: Roberta Spiandorim/ www.webventure.com.br)
No último sábado, dia 19/05, São Pedro caprichou na chuva, que castigou os competidores da segunda etapa da Expedição Chauás. As 53 equipes que largaram às 11h da praça principal de Iguape, no Vale do Ribeira, precisaram lidar com lama, regiões alagadas e frio durante praticamente todo o percurso pela região do Lagamar. A paulista Motorola SOS Mata Atlântica foi a mais constante e se consagrou vencedora do desafio, finalizando a prova às 8h do domingo, quatro horas depois do previsto.
Como anunciado anteriormente pelo organizador Lucas Gerônimo, o trecho de orientação foi realmente decisivo. Os campeões chegaram a se perder numa bifurcação e demoraram seis horas para finalizar o trajeto de trekking. As duas trilhas tinham o mesmo azimute, o mesmo norte. A gente escolheu a da direita e tudo foi batendo, então fomos indo, só que depois de quase quarenta minutos ela acabou. A gente perdeu 1h30 só aí, contou Marcelo Macuco, membro do quarteto campeão.
A disputa – Neste momento, eles perderam a primeira colocação para os conterrâneos da equipe Tatus, que abriram 20 minutos na liderança. A vantagem foi tirada no trecho de canoagem, onde a SOS, conhecida por ter bons remadores, encostou na adversária. Até ali os atletas já tinham completado 19 horas de prova e partiam para o sprint final de bike.
A SOS saiu da água determinada a tirar a vantagem e pedalou forte para a vitória. A gente está correndo atrás desse primeiro lugar, vamos fazer de tudo para pegar agora, disse Manuela Vilaseca, que foi a integrante feminina da equipe nas duas etapas da Chauás.
A equipe Tatus cruzou a linha de chegada 15 minutos depois do líder, feliz pelo segundo lugar, já que no começo da prova um dos integrantes teve o pneu da bike furado e eles chegaram a ficar na última colocação. A gente estava no trekking em primeiro, no remo em primeiro e nos últimos 15 quilômetros não deu mais para segurar e eles passaram. Eles estão de parabéns, são uma equipe muito forte, mas valeu, declarou Tobias Menegassi. A terceira colocada foi a equipe Sundown Audax (PR), seguida de Leões de Judá (GO) e Madeira Greens Nutriativa (DF).
Este texto foi escrito por: Roberta Spiandorim
Last modified: maio 20, 2007