Campos do Jordão (SP) – O piloto Guilherme Spinelli e o navegador Marcelo Vívolo, da equipe Mitsubishi Racing, venceram com uma Mitsubishi L200 Evolution a primeira etapa cronometrada do Rally da Energia, última prova do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country que está sendo disputado neste sábado e domingo em Campos do Jordão (SP). Eles completaram o trecho de aproximadamente 9,7 quilômetros em 10m39s.
Édio Füchter e Milton Pereira, da equipe Chevrolet Rally Team (S10), ficaram em segundo com diferença de 1s07. “O trecho era em descida e estava bastante liso por causa da chuva. Tinham até umas vaquinhas no meio do roteiro para dar mais emoção”, contou Klever Kolberg, da equipe Petrobras Lubrax. Ele e Lourival Roldan terminaram em terceiro lugar com uma Mitsubishi L200 Evolution (3s06).
“O resultado foi bom para nós, que largamos em 11o lugar, que é a nossa colocação no Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country. No trecho deste domingo vamos sair em terceiro, uma boa posição”, afirmou Kolberg, que no ano que vem não contará mais com o esquema de apoio e logístico da equipe Mitsubishi Racing. Ele continuará correndo com o carro da marca, mas agora contará com o apoio da Promacchina.
Riamburgo Ximenes, que está fazendo a última temporada pela equipe Chevrolet Rally Team, cedendo o lugar para os irmãos René e Marcus Melo, fez o quarto melhor tempo, 15 segundos mais lento que Spinelli. Ulysses Marinzeck foi o quinto, 35 segundos atrás do líder. Os resultados ainda são extra-oficiais.
Cancelamento – A primeira etapa do Rally da Energia era para ser na verdade o prólogo, que definiria a ordem de largada da primeira etapa cronometrada. Mas os organizadores resolveram transformar a tomada de tempo em primeira etapa, inclusive diminuindo de 12 quilômetros previstos inicialmente para menos de 10 devido à chuva. A especial foi a única do dia.
A segunda etapa cronometrada, que deveria ter 20 quilômetros, foi cancelada para os carros e caminhões. A justificativa dos organizadores é que as estradas, em regiões de serras de Campos do Jordão, se tornariam muito lisas e perigosas. No total, 24 carros e três caminhões estão participando do Rally da Energia.
Motos – Para as motos e quadriciclos, que somaram 59 no total, a programação continuou a mesma, com prólogo para definição da ordem de largada e uma etapa cronometrada, que teve cerca de 18 quilômetros. Juca Bala acelerou mais forte e venceu a primeira disputa. Em segundo ficou Sthênio Peçanha, seguido por Marcos Bittencourt, Reinaldo da Silva e Fabrício Marchesi, o quinto.
Jean Azevedo, da equipe Petrobras Lubrax, campeão antecipado na Geral e na categoria Super Production, comentou que está tendo que se esforçar para completar o roteiro com a moto que está usando, uma KTM 660, a mesma do Dakar 2003, quando conquistou o bicampeonato na categoria Production e o quinto lugar na classificação geral.
“A moto é muito pesada para estradas como estas de Campos do Jordão. A situação complicará ainda mais com a chuva”, contou Jean, que tem como meta, no momento, se preparar para o Rally Paris-Dakar 2004, que começa dia 1o de janeiro em Clermont Ferrand.
Classificação dos carros
1) Guilherme Spinelli / Marcelo Vívolo, 10m39s
2) Édio Füchter/Milton Pereira, 10m40s8
3) Klever Kolberg/Lourival Roldan, 10m42s7
4) Riamburgo Ximenes/Rogério Almeida, 10m54s4
5) Ulysses Marinzeck/Wallace Schimidt, 11m14s9
6) Felipe Bibas/Cléssio Maestrelli, 11m14s9
7) Pedro Gouveia/Jorge Luís Arantes, 11m18s9
8) Rodrigo Luppi/Andrey Valério, 11m25s6
9) Paulo Nobre/Lelo de Carvalho, 11m30s9
10) Reinaldo Varela/Bruno Mega, 11m33s8
Resultados das motos
1) Juca Bala, 19m18s
2) Sthênio Peçanha, 19m35s
3) Marcos Bittencourt, 20m23s
4) Reinaldo da Silva, 20m50s
4) Fabrício Marchesi, 21m05s
A Equipe Petrobras Lubrax tem patrocínio da Petrobras, Petrobras Distribuidora, Mitsubishi Motors do Brasil, Pirelli, e apoio da Minoica Global Logistics, Banco DaimlerChrysler, Controlsat Monitoramento Via Satélite, Eurofarma, Planac Informática, Mitsubishi Koala, Mercedes-Benz Caminhões, Nera Telecomunicações, Telenor Satellite Services AS, Kaerre, Capacetes Bieffe, Lico Motorsports, Artfix, Adventure Gears, ZF do Brasil, Behr, Sadia e Dakar Promoções.
VipComm Assessoria de Imprensa
Equipe Petrobras Lubrax
Este texto foi escrito por: Ricardo Ribeiro/VipComm