Stamm é o campeão da 5 Oceans (foto: onEdition/ 5 Oceans)
Após velejar mais de 5.900 quilômetros pelo Atlântico Norte, o velejador suíço Bernard Stamm, com seu Cheminées Poujoulat, foi o primeiro a cruzar a linha de chegada da Perna 3, em Bilbao, na Espanha, na segunda-feira, marcando o final da 5 Oceans. O japonês Kojiro Shiraishi, no Spirit of Yukoh, foi o segundo colocado, apenas uma hora atrás do líder. Com o resultado, Stamm confirmou o título de campeão da volta ao mundo solo, após ter vencido todas as três etapas da competição, e Shiraishi o segundo lugar no pódio.
Esta é uma enorme surpresa para mim porque eu não me imaginei favorito no começo da prova. O percurso para qual eu me preparei e imaginei encontrar era muito diferente da realidade. A primeira tempestade separou a flotilha, foi quando dois dos meus principais adversários [Mike Golding, com o Ecover, e Alex Thomson, com o Hugo Boss] retiraram-se da prova. Virou uma prova de administração ao invés de tática, confessou o campeão.
Para Stamm, na volta ao mundo os velejadores precisam ser muito cautelosos durante todo o percurso e driblar as diferentes condições do tempo. Mas no final qualquer coisa pode acontecer, mesmo no último minuto. O barco determina a vida a bordo. Você precisa dominar o barco e não ser dominado por ele, disse.
O segundo colocado – O velejador japonês, assim como Stamm, foi recebido calorosamente por centenas de expectadores nas docas de Gexto, de onde a jornada da 5 Oceans começou no dia 22/10. Parabéns ao Bernard! Estou muito honrado por velejar com ele na mesma classe. Sempre me impressiono com sua técnica, especialmente na segunda perna, em que ele foi fantástico. Posso dizer que foi artístico ao invés de técnico, disse Kojiro sobre sua admiração pelo campeão.
O resultado de Shiraishi na competição pode ser considerado muito bom, já que esta foi a primeira vez que velejou um barco Open 60. As pessoas no Japão devem estar muito orgulhosas dele [Kojiro] e eu sei que seu mentor Yukoh Tada estaria extremamente orgulhoso dele também. Kojiro foi fantástico e todos nós queríamos este resultado para ele, sua família e seus patrocinadores, declarou David Adams, diretor de prova da 5 Oceans.
Durante a circunavegação, o suíço gastou no total 103 dias, 22 horas e 10 minutos no mar, vencendo todas as três etapas da 5 Oceans. Stamm impôs uma vantagem de 14 dias para o velejador japonês, que completou o percurso em 118 dias, uma hora e 42 minutos.
Até o momento o terceiro colocado é o britânico Sir Robin Knox-Johnston, que ainda não finalizou a etapa, com 400 quilômetros de vantagem para o basco Unai Basurko. Os dois disputam o terceiro lugar no pódio. No ranking geral Basurko está a mais de um dia a frente do experiente de Sir Robin e pretende comemorar o lugar no pódio em casa.
Este texto foi escrito por: Webventure