Foto: Pixabay

Suíço fica com ouro de Chiotti, que admitiu doping

Redação Webventure/ Biking

Não só os títulos de 2000 foram definidos no Mundial de mountain bike encerrado anteontem, na Espanha. O suíço Thomas “Frischy” Frischknecht foi aclamado campeão mundial de cross-country de 1996. O motivo é que o campeão da época, Jerome Chiotti admitiu no mês passado que usava drogas para competir.

“Mesmo com o título agora, perdi a emoção de ser um campeão. Ele roubou o que seria o melhor momento da minha carreira, mas acabou percebendo que quem trapaceia acaba se dando mal”, disse Frischy, na cerimônia de abertura em Sierra Nevada, onde recebeu a meldalha de ouro. Após 10 anos de mundiais, a UCI (federação internacional) reuniu todos os vencedores do cross e do downhill no último fim de semana.

Este deve ser apenas o começo do acerto de contas. Chiotti admitiu que se dopava com eritropoietina (EPO) – a mesma droga descoberta em muitos ciclistas de estrada na Volta da França, em 98 – desde 96, mas que a droga também o ajudou e também ao francês Miguel Martinez, que levou o ouro neste Mundial de 2000, a vencer o Campeonato da França de 99 de forma ilegal. Chiotti rescindiu o contrato com a equipe Giant porque agora que “limpar” o esporte.

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: junho 13, 2000

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure