Webventure

Sul-africano Giniel de Villiers quebra tabu e é campeão nos carros


Villiers e Zitzewitz no prólogo do Sertões 2008 (foto: Theo Ribeiro / www.webventure.com.br)

Coube a Giniel de Villiers o status de primeiro estrangeiro campeão do Rally dos Sertões na categoria carros. O sul-africano garantiu sem grandes dificuldades o título da mais importante prova do calendário brasileiro na tarde desta sexta-feira. Por sinal, Villiers não é de passar grandes apertos em sua vida.

Integrante de uma família abastada da África do Sul, Villiers nunca teve seus pedidos negados. “Com quatro anos de idade, já tinha meu próprio kart”, relembra o piloto, que compete atualmente pela Volkswagen. Ele tem hobbys bastante incomuns. “Gosto de gastar meu tempo livre praticando kite surf, jogando golfe e pilotando minha moto.”

Mas a grande paixão desse sul-africano sempre foi a velocidade. “Digo sempre que a corrida está no meu sangue”, adverte o piloto, que iniciou a carreira em provas de turismo ele garantiu cinco títulos nacionais, sendo quatro seguidos. O passo seguinte foi cair de cabeça no mundo off-road.

Villiers aprendeu os macetes do meio dentro de uma Nissan, equipe em que ficou de 1994 a 2005. Entre os feitos, o sul-africano foi capaz de andar na frente dos renomados companheiros de equipe Colin McRae e Ari Vatanen. Em abril de 2005, surgiu a proposta para se mudar para a Volkswagen. Era o empurrãozinho que precisava para deslanchar de vez.

Número 1 – O grande objetivo da VW é bater a Mitsubishi no Rally Dakar, e Villiers já deu provas de que pode ser o homem para isso. Em 2006, logo em sua estréia com o carro alemão, ele ficou com o vice-campeonato. No ano seguinte, estabeleceu a impressionante marca de quatro vitórias em especiais do Dakar porém um problema numa etapa no deserto o tirou da briga pelo título.

Para ganhar no Sertões, Villiers mostrou frieza e regularidade. Muita regularidade. Dos nove primeiros dias de disputa, ele venceu seis, além de ter sido o mais rápido no prólogo. Quando não ganhou, ficou em segundo duas vezes, e em quarto na especial de ontem, quando claramente preservou seu carro.

Este texto foi escrito por: Redação Webventure