Rio – A 1ª Copa Sul-americana de escalada esportiva começou há cerca de meia hora no New York City Center, no Rio. A organização decidiu intercalar as categorias masculino e feminino – quatro homens inauguraram a competição e a primeira escaladora está neste momento tentando chegar ao fim da via. Os estrangeiros serão os últimos a ir para o muro.
Arthur Ribeiro, Igor Epof, Daniel Rabelais e Helmut Becker já escalaram e nenhum deles conseguiu encadenar. Os dois primeiros caíram um pouco depois da metade da via, no ponto mais difícil. Daniel não teve resistência para seguir. Já Helmut, atual campeão brasileiro e um dos favoritos ao título, estava indo bem até que caiu quando uma agarra se soltou, o que seria um ‘incidente técnico’ bastante comum em campeonatos. Ele deverá escalar novamente na próxima meia hora e será levada em conta a melhor das duas tentativas.
A via masculina da classificatória tem grau em torno de 8b e 8c e não apresenta nenhum “crux” – ponto de maior dificuldade técnica, porém exigirá bastante resistência por parte dos atletas.
Colaborou: Eduardo Carceroni, da Casa de Pedra
Veja quem está nesta Copa Sul-americana:
Feminino
Daiane de Souza
Rúbia Camarão
Gisele Ferraz
Janine Cardoso
Vanessa Valentim
Rosita Belinky
Camila Santos
Paloma Cardoso
Karla Rosa
Sara Aylwino
Masculino
Arthur Ribeiro
Igor Epof
Daniel Rabelais
Helmut Becker
André Berezoski
Esteban Vigouroux
Ricardo Schen
Ricardo Linhares
Guilherme Zavaski
Diego Tapia
Luís Cláudio Pita
Sérgio Maraboli
Fábio Muniz
Anderson Gouveia
Juan José Fernandez
Thiago Balem
Santiago Castello
Diego Marsella
Carlos Eduardo Levy
Alê Silva
Fafá
Este texto foi escrito por: Luciana de Oliveira