Qualquer pessoa pode praticar esporte. Além de saudável, é uma excelente maneira de conhecer novas pessoas e aprender a conviver. O esporte, assim como a cultura, funciona como fator de sociabilidade. Quando praticado de maneira apropriada, é capaz de transmitir uma imagem positiva do individuo.
O esporte motiva a vida. A sensação de vitória e de superação, ao final da atividade, independe do resultado. Cada movimento é um desafio para o corpo e para a mente.
A ONG Aventura Especial é uma associação civil de direito privado e caráter social, que tem por objetivo a inclusão de Pessoas com Necessidades Especiais (PNE) no ecoturismo e na prática de esportes de aventura. A Ong foi fundada pelo jornalista e esportista Dada Moreira, portador de Ataxia Espinocerebelar (problema neurológico que afeta o equilíbrio, a coordenação motora fina, a fala e a visão), praticante de diversos esportes de aventura.
O maior trunfo da entidade é tentar demonstrar que as deficiências não impedem a prática de esportes radicais. Pelo contrário: a adrenalina, a concentração, o respeito, o contato com a natureza e a sensação de liberdade são fundamentais para a reabilitação e para o bem estar de qualquer um. A prática esportiva desempenha um papel importante em nossas vidas: funciona como fator de desenvolvimento da sociabilidade e das relações inter-pessoais.
Segundo o IBGE, no Brasil há mais de 23 milhões de portadores de algum tipo de deficiência física. Muitos deles dedicam-se às práticas esportivas como forma de se reintegrar socialmente, além de contribuir substancialmente para suas reabilitações física e mental.
Devemos nos espelhar nestes exemplos quando, por vezes, não encontramos forças para superar nossos próprios limites.
Para saber mais sobre a ONG Aventura Especial, acesse www.aventuraespecial.com.br. Para ler outras colunas do Alexandre, acesse www.corridasdeaventura.com.br.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: abril 7, 2004