Parece que virou senso comum suplementar com Whey Protein. Na clínica, nas redes sociais e na mídia vejo o seu consumo em refeições, lanches e até mesmo em receitas.
Em primeiro lugar vamos esclarecer o que é o Whey Protein. O suplemento se resume à proteína do soro do leite que, a grosso modo, seria a concentração de proteínas de alto valor biológico do leite quebradas em pequenas moléculas para que sua absorção seja mais rápida.
E qual a função deste suplemento? Os estudos indicam que consumir de 25-30g de proteínas de rápida absorção e aminoácidos essenciais antes ou após o treino pode contribuir para uma melhor recuperação e, portanto, auxiliar no ganho de músculo.
A eficácia do uso desta proteína se dá justamente pela rápida absorção das substâncias consumidas próximas à atividade física. Portanto, uma vez que ingerir o suplemento com outros alimentos cuja absorção é mais lenta, como o leite in natura, por exemplo, ou em um bolo feito com whey, qual a eficiência do mesmo?
Não podemos esquecer que todo suplemento é um industrializado, que além da proteína contém sódio, vitaminas, minerais e uma série de corantes, flavorizantes, edulcorantes, etc, e portanto seu uso indevido pode sim trazer mal à saúde.
Procure um profissional qualificado e uma orientação específica antes de iniciar o uso de suplementos, desta forma você pode melhorar sua performance, evitar o uso desnecessário de suplementos e o mais importante, promover sua saúde.
Este texto foi escrito por: Andrea Matarazzo
Last modified: agosto 27, 2014