Webventure

Surpresa marca estréia da Ametur Cup


Rubens Valeriano venceu em Carandaí. (foto: Divulgação/Copa Ametur)

Diante da nata do mountain bike cross-country brasileiro, o mineiro Rubens Valeriano surpreendeu a todos e ficou com o título da Ametur Cup, competição que estreou neste domingo (15/08), no hotel-fazenda Pedra do Sino, em Carandaí (MG).

Para conquistar seu primeiro triunfo em uma prova organizada pela Ametur, Valeriano teve de superar os principais bikers do cenário nacional, como Márcio Ravelli, Abraão de Azevedo, Albert Morgen e Edvando Souza Cruz. E para chegar na primeira colocação, ele teve de enfrentar ainda a baixa temperatura de 12º C e a chuva que caiu pela manhã.

A vitória de Valeriano foi definida na penúltima volta, quando ele abriu 20 segundos para Albert Morgen, que fechou a prova na segunda colocação.

“Foi ótimo para mim. Resolvi atacar na quinta volta e vencer essa prova foi meu presente de aniversário”, afirmou o biker, que completou 25 anos nos últimos dias. Além de Valeriano e Morgen, o pódio contou com Abraão de Azevedo, atual campeão da Copa Ametur, que chegou na terceira colocação.

“A chuva dificultou um pouco, mas no geral a prova foi excelente, com um nível muito alto dos competidores”, analisou Abraão. A comprovação das dificuldades pode ser constatada com os abandonos. Nove vezes campeão brasileiro, Márcio Ravelli caiu no início e pouco mais tarde desistiu.

Edvando Souza Cruz, que se tornou campeão brasileiro há poucos dias, também teve problemas com sua bike e saiu da corrida na entrada da sexta e última volta.

Pontuação internacional – Os resultados da primeira edição da Ametur Cup contaram pontos no ranking mundial da UCI (União Ciclística Internacional) e no ranking brasileiro de mountain bike. Comissário da UCI, o canadense John Wakefield esteve em Carandaí e gostou do que viu.

“A corrida foi muito bonita, o percurso é excelente e a organização impressionante”, elogiou Wakefield. “Pelos critérios internacionais a prova da Ametur está de parabéns”, emendou.

Classificação final
Categoria Masculina
1) Rubens Valeriano (Giant Team Brasil)
2) Albert Morgen (Amazonas/Sundown)
3) Abraão Azevedo (Amazonas/Sundown)
4) Daniel Rezende (Fuji/Free Bike/São Sebastião)
5) Uirá Castro (Jet/Braciclo)

Este texto foi escrito por: Webventure