Foto: Pixabay

Surpresa no primeiro dia de Barla-Sota

Redação Webventure/ Vela

O Sunstone  campeão da primeira regata Barla-Sota (foto: Daniel Costa/ www.webventure.com.br)
O Sunstone campeão da primeira regata Barla-Sota (foto: Daniel Costa/ www.webventure.com.br)

Direto de Ilhabela (SP) – Após o adiamento da regata de Volta à Ilha, a Semana de Vela de Ilhabela seguiu hoje com a primeira regata Barla-Sota. Duas bóias foram espalhadas no mar aberto, ao norte de Ilhabela, onde os veleiros puderam receber o vento Leste sem a proteção da ilha. Os barcos da classe IMS contornaram duas vezes cada bóia, com distância de aproximadamente 2 milhas náuticas entre elas.

A surpresa do dia foi o resultado no tempo corrigido, no qual venceu o último veleiro da classe IMS a cruzar a linha de chegada, o Sunstone, um veleiro inglês de madeira do casal Tom e Vicky Jackson que estão dando a volta ao mundo e passaram por Ilhabela para se divertirem na Semana de Vela. “A vela é assim mesmo, nunca se sabe o que vai vir no tempo corrigido”, disse José Nolasco, coordenador técnico da competição. As aventuras do casal pelo mundo podem ser encontradas no www.sunstonesailing.com.

O Fortuna III com seus 60 pés de comprimento foi o primeiro a cruzar a linha de chegada, porém os descontos por causa do tamanho o levou para a na décima nona posição. Cerca de onze minutos depois chegou o Mitsubishi/Gol/Daslú que, terminou na quarta colocação do tempo corrigido. “Hoje tentamos não cometer erros, para não frustrar a tripulação, que compete com um barco novo”, disse Marco Lagoa, Que trabalha na regulagem das velas. No campeonato, o Áries IV lidera com um vitória e um terceiro lugar, de hoje, somando quatro pontos.

Scheidt no Oceano – O primeiro na classe Beneteau 40.7 foi o baiano Odoyá, que hoje recebeu o reforço de Robert Scheidt. “A maioria das pessoas pensa que eu só velejo de monotipo, mas faz cinco anos que eu velejo de Oceano. É diferente porque no monotipo eu faço tudo e em Oceano cada um tem sua função. Eu sou tático do Odoyá. Temos alguns argentinos na nossa tripulação que velejam muito bem”, disse heptacampeão mundial da classe Laser.

Este texto foi escrito por: Daniel Costa

Last modified: julho 13, 2005

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure