Defender têm linha especial (foto: Caetano Barreira/ www.webventure.com.br)
Há cerca de quatros anos, o Salão do Automóvel era invadido pela moda do tunning, com carros estilizados e muito som. Já há dois anos atrás, esse conceito começou a sair um pouco do gosto do público, dando espaço a conceitos de SUVs (Sport Utility Vehicles, ou simplesmente Utilitário Esportivo).
O que vemos hoje em dia Salão do Automóvel de São Paulo, considerado um dos mais importantes do mundo, é a concretização e a aceitação desses carros. Há dois anos atrás, o Webventure escreveu sobre esta tendência de mudança, relembre.
Muitos dos carros conceitos aqueles que, um dia, poderão vir a circular também seguem essa tendência e são baseados em utilitários esportivos ou possuem tração integral.
Vamos mostrar aqui um pouco do que nossa reportagem apurou no Salão deste ano. As grandes montadores estão investindo pesado no mercado SUV. As marcas que não tinham veículos neste segmento ou possuíam apenas um modelo, agora apresentam aos clientes várias opções e para vários tipos de bolsos e gostos.
Muitas montadoras trouxeram novidades para a feira de São Paulo, que começa nesta quinta-feira (30), para o público, e se estende até o dia 9 de novembro. Fora eles, a Fiat mantém sua linha Adventure, com veículos 4×2, mas que remetem à aventura e ao espírito off-road e a nova tecnologia de bloqueio de tração “Locker”. A Renault também lança um carro com essas mesmas características, o Sandero Stepway, assim como a Peugeot, que apresenta a versão 2009 do Escapade.
Acompanhe nas próximas páginas, o que as principais montadoras nacionais e importadas têm a oferecer para o público brasileiro, nos segmentos SUV e 4×4.
Uma das marcas que mais se destaca no cenário off-road nacional, a Mitsubishi trouxe para a feira toda a sua linha 4×4, além dos veículos que disputam provas de rali, como a L200RS, de Reinaldo Varella e Marcos Macedo, vencedores do Rally dos Sertões deste ano na categoria Super Production.
Uma versão da L200 Triton também foi preparada especialmente para os ralis e poderá estar nas provas da Mitsubishi CUP a partir do ano que vem. A Triton que pode ser encontrada nas concessionárias possui três versões, duas com motor a diesel, com transmissão automática ou manual, e uma a gasolina com transmissão automática de quatro velocidades (motor V6 24V de 3,5 litros com 200cv). Na versão diesel, o motor é um 3.2 litros e 165 cavalos.
Outra novidade da marca é o Outlander, com motor a gasolina MIVEC V6 de 3,0 litros e 220cv, além do câmbio automático de seis marchas. O veículo também possui o maior entreeichos da categoria e uma altura de 215mm do solo.
A curiosidade fica para a L200 construída com pequenos carrinhos. Foram usados cerca de 35 mil miniaturas e a obra de arte levou 50 dias para ficar pronta.
Na Chevrolet, o grande lançamento é do ano é o Captiva. Nas versões 4×2 e 4×4 integrado, o veículo possui motor de 3.6 litros V6 Alloytec (mesmo motor do Ômega), além da transmissão automática de seis marchas. Hermann Mahnke, diretor de marketing e gerente da marca, afirma que “no caso da Captiva, que é um carro bastante urbano, a tração integral nas quatro rodas é voltado para melhor dirigibilidade. Não é para trilhas pesadas”.
Além dele, as tradicionais S10 e Blazer ganharam nova roupagem na edição 2009, mas mantém as mesmas características internas e de motorização.
Ainda não disponível para o mercado brasileiro, a montadora trouxe o Captiva híbrido, que alia o motor 3.6 com dois motores elétricos. O carro, que já é vendido nos Estados Unidos, ainda necessita de adaptações para circular no Brasil. Segundo o fabricante, o carro tem autonomia para rodar 800 quilômetros.
Outro destaque é o conhecido Tracker, fabricado no Japão. O veículo ganhou alguns acessórios na versão 2009 e vêm equipado com motor 2.0 16V, também com versão 4×4.
A montadora Ford apresenta o imporado Edge, que possui modelos com diferentes acabamentos. Um deles possui teto panorâmico que cobre 70% da parte superior do veículo, dando uma sensação maior de liberdade mesmo dentro do carro. Outro, o Edge Sport, aprensenta itens de série personalizados, como aerofólio, spoilers e câmera de visão traseira.
O Edge possui motor Duratec V6 3.5 L de 269cv, câmbio automático de seis marchas e tração integral. O sistema Sync permite a integração com voz e conectividade para celulares com Bluetooth, iPods e MP3-players.
A já conhecida Ranger, chega com a versão Storm, com visual esportivo e conectividade do CD/MP3 com iPod, USB e celular Bluetooth. A versão especial terá apenas 500 unidades, com cabine dupla e motor diesel. Além deste modelo, a Ranger possui outras 20 opções, com motor diesel Power Stroke Electronic 3.0 L, de 163 cv, ou Duratec 2.3 L a gasolina, de 150 cv, nos modelos com cabine simples ou dupla, tração 4×2 ou 4×4 e nos catálogos de acabamento XL, XLS, XLT, Sport e Limited.
O EcoSport é apresentado com a versão 2.0 flex, que deve chegar às lojas brasileiras ainda em novembro. O veículo ganhou diferentes curvas na versão 2009, mas manteve o padrão de acabamento e motorização.
Grande – Chama a atenção o F250 Tractor que, a princípio, parece apenas um veículo protótipo, que não chegará ao mercado. Mas ele realmente existe.
Seu enorme tamanho e as rodas que mais parecem saídas de um filme de ficção científica, têm enorme mobilidade em terrenos acidentados e até mesmo na neve.
A linha, que possui cabine simples ou dupla, tem motor MaxPower da Cummins, com 3,9 litros, quatro cilindros em linha, quatro válvulas por cilindro, injeção eletrônica common rail e aspiração turbo intercooled, que produz 203 cv de potência (a 2.900 rpm) e torque de 56 kgfm (a 1.500 rpm).
A Hyndai não traz novidades no segmento SUV, mas apresenta a linha 2009 do Sanfa Fe, Tucson e Veracruz.
Considerado como o campeão de vendas da montadora com duas mil unidades por mês, o Tucsson chama a atenção pela beleza e riqueza de detalhes. Com versões de motorização 2.0 e 2.7 V6, o utilitário possui uma série de itens de série. A outra novidade fica para o mercado brasileiro, já que o Tucsson passa a ser produzido no Brasil em 2009.
O Santa Fe possui motor V6 de 24 válvulas High Power e espaço para até sete pessoas. O conforto também chama a atenção. Entre os itens estão: piloto automático, computador de bordo, controle de áudio no volante, ar condicionado digital e independente.
Também está sendo apresentado o protótipo de um veículo elétrico, o público poderá conferir de perto seu funcionamento.
A japonesa Kia apresenta o novíssimo Mohave, que chega ao Brasil com três tipos de motorização: V6 à gasolina com 3.8 litros e 275cv, V6 a Diesel, com 3.0 litros e 250 e V.8 à gasolina com 4.6 litros com 340cv. É o primeiro motor V8 oferecido pela Kia Motors. Este modelo vem equipado com caixa de transmissão automática de seis velocidades, explica José Luiz Gandini, presidente da Kia no Brasil. O Mohave chega com o propósito de complementar a nossa linha de utilitários esportivos, hoje composta pelo Sportage e pelo Sorento, completa o presidente.
O já conhecido Sportage ganha a versão Face Lift, com novidades nas lanternas traseiras e dianteiras, pára-choques, faróis, grade frontal e rodas de liga leve. Vem equipado com dupla saída de escapamento e vários itens opcionais passam a ser de série. O novo Sportage já está à venda em nossa rede de concessionários, sem qualquer alteração de preços, garante Ganidini.
O carro conceito KND4 também está sendo apresentado na feira. A versão possui três portas e um comprimento de 4.466 mm (largura de 1.860 mm, altura de 1.600 mm e distância entreeixos de 2.630 mm), que dão a idéia dos que os carros poderão ser no futuro.
A Nissan não lança novos carros, mas apresenta as novidades da linha 2009 nos tradicionais Frontier e X-Trail.
Com motor a gasolina de 2.0L e 16 válvulas, o X-Trail possui dois modelos, o SE (mid) e o LE (High), onde mudam alguns itens de série.
Já a grande aposta da montadora fica mesmo com a Frontier. Equipada com motor diesel de 2.5L e 16 válvulas, possui quatro diferentes versões: XE 4X2, SE 4X2, SE 4X4 e LE 4X4. Possui 144cv, com exceção da LE 4×4, que passa a ter 172cv e câmbio de cinco marchas automático. As outras versões possuem câmbio manual de seis marchas.
A marca, tradicionalmente conhecida entre os apreciadores de off-road, não lança nenhum novo veículo, mas dá um toque de luxo e estilo para os modelos 2009. Pára-choques na cor do veículo, novas maçanetas e acabamento interno diferenciado são algumas das inovações nos carros.
Uma nova linha do Defender, a SVX, chega ao Brasil com apenas 25 unidades e todas vendidas. Os carros têm traços do primeiro veículo da montadora, o Land Rover Série 1, que também está exposto no Salão do Automóvel (veículo de 1952). O modelo SVX vem em comemoração aos 60 anos da marca.
A novidade fica também para o carro conceito LRX, que não tem previsão para comercialização, mas só o que foi previsto já é de cair o queixo. Para ligar o carro, acopla-se o IPhone no painel e apenas um toque na tela touch screen é necessária para dar a partida no motor. O veículo funcionará à biodiesel e energia elétrica, seu interior é feito em material reciclável e muda de cor dependendo do tipo de aceleração. O painel de LCD é um capítulo à parte, com telas em terceira dimensão que se movem dependendo da necessidade do motorista. Mas tudo isso, por enquanto, só na prancheta dos engenheiros da Land Rover.
Este texto foi escrito por: Thiago Padovanni