O quinto ato da Louis Vuitton começou hoje testando habilidades diferentes das 12 tripulações que irão disputar a Americas Cup em 2007. Ao contrário do último ato, que terminou na quarta-feira, a disputa entre os barcos foi no sistema de regata de flotilha, na qual todos entram na água para uma prova única. O primeiro a chegar é o vencedor.
Esse tipo de prova é bem diferente do Match Race, em que apenas dois veleiros competem entre si, modelo do quarto ato da Louis Vuitton e da Americas Cup. Essa mudança complicou a atuação do favorito, o time suíço Alinghi, que defende o título da prova. Depois de duas regatas, o sindicato ficou com o terceiro lugar no resultado acumulado.
Mesmo sem vencer nenhuma regata, o Sweden’s Victory Challenge manteve a regularidade e ocupa o topo da tabela com um quarto e um segundo lugar. A primeira disputa do dia foi vencida pelo sindicato Emirates Team New Zealand após travar uma disputa ferrenha com o italiano Luna Rossa e o Alinghi.
As regatas – Os italianos pularam na frente na primeira regata e cruzaram a segunda bóia com 42 segundos de vantagem para os outros dois barcos, mas a tática do time neozelandês foi superior e perto do fim a equipe conquistou a liderança. Os tripulantes do Luna Rossa viram o segundo lugar também ameaçado, pelo Alinghi, e partiram para o ataque. Conseguiram manter a posição.
Na segunda regata, o Mascalzone Latino – Capitalia Team foi o vencedor. O sindicato ficou em oitavo no ato anterior. O Sweden’s Victory Challenge liderou a disputa na frente das três equipes italianas até errar em uma manobra e ser ultrapassado pelo Capitalia. Amanhã duas regatas estão previstas, a primeira começa no início da tarde em Valência.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: junho 24, 2005