Vitória confirmada. A norte-americana Alison Sydor e o australiano Cadel Evans faturaram o título da Copa do Mundo de mountain bike cross-country. Mas na última etapa, realizada ontem, na Bélgica, outros astros brilharam.
Sydor tornou-se tricampeã da Copa, mas amargou a derrota na final para a espanhola Margarita Fullana, que liderou de ponta a ponta. A vitória só foi ameaçada pela principal rival de Sydor, a norueguesa Gunn-Rita Dahle, que acabou em segundo dando adeus às chances de ultrapassar a americana na pontuação geral.
Depois da corrida, Sydor mostrava expressão de alívio e confessou que esta foi a Copa mais disputada que já teve. Venci duas provas e nunca fiquei abaixo do quarto lugar, contou. Quando você tem que disputar com atletas como Gunn-Rita, a vitória tem um gosto ainda melhor.
Sydor, que tem 33 anos, nasceu em Vancouver. Desde que o ranking da União Internacional dos Ciclistas (UCI) foi inaugurado, em 96, ela apareceu como número 1 em 35 dos 44 meses. O currrículo da biker inclui ainda três mundiais e a prata nas Olimpíadas de Atlanta/96.
Bonança – Dez anos mais novo, Cadel Evans já chegou a seu segundo titulo da Copa do Mundo. Já o francês Christophe Dupouey viu a tempestade passar com a vitória ontem. Depois de um começo medíocre na Copa e de assistir à falência de sua equipe, ele buscava conforto. Numa disputa dramática, o ciclista recuperou a confiança e chorou ao cruzar a linha de chegada. Duvidei que pudesse vencer de novo, confessou o atleta de 31 anos. Esta corrida provou que Deus existe porque eu achei que seria impossível suportar um desafio assim.
Evans chegou em terceiro. Esta corrida era para testar se eu sou mesmo o melhor biker, já que ninguém tinha chance de alcançar a minha pontuação, explica. O australiano já havia garantido o título na penmúltima rodada. Mesmo que Martinez, o vice-campeão, vencesse ontem, Evans poderia se dar ao luxo de chegar apenas na 11ª posição e ainda assim ficaria com o título.
Os bikers agora se preparam para o Mundial, que será aberto neste sábado, na Suécia.
Este texto foi escrito por: Webventure