Webventure

Tapuia vence Mini Expedição Carcará na abertura do Circuito Potiguar de Corrida de Aventura


Equipe vencedora resistiu ao calor de 40ºC (foto: Riccardo Carvalho/ Usina Comunicação)

Aquecendo os motores para o início da temporada 2009 de corrida de aventura, o Estado do Rio Grande do Norte contou com 23 equipes competindo no dia 14 de fevereiro na Mini Expedição Carcará, que teve largada e chegada no município de São Paulo do Potengi, passando ainda pelos municípios de Riachuelo, Rui Barbosa e Barcelona. A equipe Tapuia, da categoria Expedição, foi a primeira a completar a prova com 12 horas de corrida e abriu o ranking do CPCA Circuito Potiguar de Corrida de Aventura. Na categoria Aventura, a vitória ficou com a Kalangos.

O grande desafio da prova foi a hidratação, já que os atletas encararam calor de até 40 graus. A prova começou com um trekking de pouco mais de um quilômetro até a barragem Campo Grande, onde as equipes precisavam fazer uma travessia carregando todo o equipamento. Depois desse trecho, só encontrariam água depois de muitos quilômetros e foi aí que entrou a importância deles saberem se manter hidratados.

Três equipes não resistiram ao calor e abandonaram a prova. Urtiga, Sol Nascente e Contra Azimute deixaram a competição antes do fim dela. “A nossa estratégia é parar e hidratar sempre que possível. O calor está fortíssimo”, disse Oto, que ficou com a quarta colocação com os atletas da Bichos do Mato, antes do início da disputa.

A etapa de bike também não facilitou para os atletas, que encararam muitos trechos de descidas íngremes e subidas fortes na Serra da Formiga. Depois disso, o trecho de orientação foi em uma longa escadaria no Morro do Carvalho, com um visual privilegiado. No retorno a São Paulo do Potengi, seguindo o trajeto, mais uma travessia no Rio Potengi. Com a água na cintura, os competidores precisaram atravessar para chegar ao final carregando as bicicletas nos ombros. “Nosso segredo foi a união. Não estávamos no nosso melhor preparo físico. A prova foi muito dura e estamos orgulhosos, principalmente pelo nível dos outros atletas”, disse o capitão da Tapuia, Fernando Fregni.

Este texto foi escrito por: Webventure