Team New Zealand vence Luna Rossa por 5 a 0 (foto: ACM 2007/ Vicent Bosch )
Fim da linha para o barco italiano Luna Rossa Challenge e o estrategista brasileiro Torben Grael. Nesta quarta-feira, o neozelandês Emirates Team New Zealand venceu novamente o italiano e acumulou cinco vitórias consecutivas, fechando a série melhor-de-nove invicto. Com a vitória, Emirates está classificado para a disputa da Americas Cup, a competição de vela oceânica mais tradicional do mundo, contra o suíço Alinghi, que defende o título.
A campanha dos kiwis nesta fase final foi muito convincente, já que estiveram na frente em todas as bóias dos cinco match races realizados. Na regata de hoje a situação não foi diferente, apesar da vantagem ter sido mais apertada do que outros duelos. Emirates manteve a diferença de 20 segundos nas três bóias e aproximadamente 120 metros de distância.
Luna Rossa assustou o adversário nos metros finais, chegando a estar apenas 20 metros atrás, mas o esforço foi em vão. Emirates cruzou a linha de chegada 22 segundos a frente do Luna Rossa e reeditou o placar de 5 a 0 do ano de 2000 contra os italianos. Agora o comandante Dean Barker terá que demonstrar toda sua força para não repetir o mesmo placar de 5 a 0, este a favor do Alinghi, na edição de 2003 da America’s Cup.
“Este é um ótimo resultado para o Emirates Team New Zealand porque eles velejaram bem durante toda a competição”, analisou o comandante do Alinghi Brad Butterworth. Para ele, “o Luna Rossa tem problemas em ventos fracos e o Emirates se consolidou a partir disso”.
A série melhor-de-nove da 32ª Americas Cup começa no dia 23/06, em Valência, na Espanha. O duelo entre o vencedor da Louis Vuitton Emirates Team New Zealand e o defensor do título Alinghi promete ser ainda mais emocionante e bastante acirrado.
Este texto foi escrito por: Redação Webventure