Guilherme Pahl reforça a equipe (foto: Roberta Spiandorim/ www.webventure.com.br)
A equipe Team Xpresso embarca nesta terça-feira (26) para seu primeiro desafio internacional, na China. Vinicius Zimbrão, Manuela Vilaseca, Guilherme Pahl e o capitão Márcio Franco competirão na Wulong Mountain Quest, uma das mais importantes provas do mundo e que reunirá as melhores equipes do planeta.
O convite para irmos pegou a equipe de surpresa, mas acreditamos que será uma grande oportunidade de evolução, além de poder estar junto com as melhores equipes internacionais, podendo aprimorar o esporte, comentou Franco. O convite para a equipe chegou há uma semana e eles tiveram que correr para providenciar tudo.
Na quinta-feira (21), tivemos um problema com a documentação do Rafael Melges, que não ia ficar pronta a tempo. Fizemos então um convite para o Guilherme Pahl, de Brasília, de última hora e ele topou, lembra Marcio. Mas graças a Deus ontem (25) saiu o visto para todo mundo.
A prova está em sua sexta edição e foi pioneira na Ásia. As competições acontecem em estágios, ou seja, os atletas realizam as provas durante o dia e param à noite. Cada estágio terá de 6 a 9 horas e vamos dormir toda noite em um hotel, que é um novo estilo de corrida de aventura pelo mundo, uma nova tendência, explica o capitão.
A montagem da prova está a cargo de Peter Weinig, perito sênior internacional em projetos de percurso de corridas. Ele elaborou um roteiro que cruzará muitas áreas cênicas, como a caverna de Furong, o desfiladeiro de Wulong, a montanha Fairy Meadow – na Floresta do Parque Nacional -, o rio Furong e o rio Wujiang.
Experiência internacional – O grande objetivo quando montamos a equipe era esse, buscar correr provas fora. Não só o intercâmbio na parte do esporte, mas também o intercâmbio cultural, que é muito importante para nossas vidas, explica Marcio.
Um outro atrativo da prova é a premiação. Serão US$ 150 mil divididos entre os primeiros colocados. Além da Team Xpresso, estarão presentes equipes da Nova Zelândia, Estados Unidos, Alemanha, França, Espanha, Canadá, Austrália, Suécia, Polônia, Grã Bretanha, Hong Kong e cinco chinesas. A norte-americana Nike, considerada a melhor do mundo, tentará manter seu título na Wulong. Nossa equipe está preparada e bem focada para essa prova, alegra-se Franco.
Uma grande novidade será o uso de caiaque de plástico em corredeiras. É algo que eu nunca tinha visto em prova de aventura, e nem ouvido falar. É uma grande evolução, um grande passo, sendo que barco duplo é só em água parada ou mar. Acho que é uma grande inovação ter corredeira e o barco duplo, fechado, que seremos obrigados a usar saia, conta.
Segundo o capitão da Team Xpresso, a busca por bons resultados não é o foco principal da equipe. Não estamos esperando muita coisa em termos de resultado, também porque é a primeira prova que estamos correndo fora. Não vamos com grandes expectativas. Nossa grande conquista é poder representar o Brasil e levar nossa bandeira junto das melhores equipes do mundo, afirma.
Para eles, será importante se manter nas colocações das equipes brasileiras que já participaram de provas fora do país. A Selva ficou em 18º em Abu Dhabi e a Quasar Lontra ficou em 18º no Mundial. Serão as mesmas equipes que estavam nessas provas que estarão lá. Então, com certeza, chegar na frente de alguma dessas posições será um grande resultado, completa.
A prova terá quatro dias de duração, começando no próximo sábado (30) e se estendendo até a terça-feira (2). No primeiro dia, um estágio curto. Já para os outros três, podem chegar a nove horas de duração.
A equipe está preparada. Óbvio que não conseguimos colocar em prática uma preparação especifica para essa prova, mas já temos nos preparado o ano inteiro para as provas do Brasil. A Manu acabou de voltar da Califórnia, onde fez um estágio com o Paul Romero e a Karen, além de competir em uma prova lá. Nós voltamos a um mês da Bahia, onde vencemos o Carrasco, afirma.
Mais uma – Logo após a Wulong Mountain Quest, a Team Xpresso descansa dois dias e já participa de uma outra prova, a Zunyi Race, que começa em 5 de setembro. A prova acontece na mesma região e terá apenas dois dias, também com a característica de estágio.
Percebemos que a corrida de aventura no Brasil teve uma boa evolução, mas é o momento de termos nossa participação internacional e aprender um pouco, completa.
Este texto foi escrito por: Thiago Padovanni
Last modified: agosto 26, 2008