Equipe comemora na chegada (foto: Divulgação/ Breno Denicoli)
A equipe de corrida de aventura, Team Xpresso, formada por Marcio Franco, Vinicius Zimbrão, Erasmo Cardoso, o Xiquito, e Flavia Araújo, a Fuca, venceu, no último fim de semana (24), o Desafio das Montanhas, realizado no Espírito Santo. A prova realmente fez juz ao nome, brincou Marcio, capitão da equipe.
Essa é a primeira vitória da equipe, que se formou no início de 2008 (conheça a história). Até agora eles disputaram a primeira etapa do Adventure Camp, terminando em segundo, e o Brasil Wild Extreme, que não completaram. Estamos surpresos e estou contente com o trabalho que está sendo feito, comentou Marcio.
Na segunda colocação ficou a equipe Team Argentina Paradofobia, com atletas brasileiros e argentinos. Em terceiro, a Competition Aroeira. A sinergia e a vontade de cruzar a linha de chegada fez a diferença. Estou muito contente e realizado por vencer logo na primeira prova de expedição que completo, são boas sensações se alternando, disse Zimbrão.
A disputa contou com provas de mountain bike, canoagem, trekking e orientação. Um dos maiores problemas que os atletas enfrentaram foi o forte calor durante o dia e o frio na madrugada. Segundo Marcio, em vários momentos eles tiveram que se cuidar para não ter hipotermia.
A prova – A prova começou na Praia da Costa, em Vila Velha (ES) com uma perna de canoagem para apenas dois integrantes, sendo que os outros dois foram deslocados pela organização. Em seguida veio a bike e novamente a canoagem, para os outros dois integrantes. Foi nesse ponto da prova que a Team Xpresso perdeu a liderança para os brasilienses da Oskalunga.
A posição foi recuperada no trecho seguinte, de trekking. A partir daí, seguiram sozinhos na liderança até o final da prova, que ainda teve mais mountain bike e um trekking de 85 quilômetros e 21 horas de duração. Nesse trecho, eles fizeram três paradas de 15 minutos para dormir.
“A equipe começou a conquistar essa vitória desde o início da preparação. Durante a prova, a determinação, trabalho em equipe e a excelente estratégia de sono, somados à incrível navegação do Márcio foram determinantes. Para mim, que nunca tinha ganhado uma prova de aventura, estou realmente realizada e contente. Tiro uma grande lição dessa prova: quando nos determinamos, trabalhamos com garra e vontade para conquistarmos nossos objetivos, o resultado aparece, é só acreditar, diz a animada Fuca. A equipe completou o desafio de 410 quilômetros em 55 horas.
Este texto foi escrito por: Thiago Padovanni