A 14ª edição do Rally dos Sertões começa em Goiânia (GO) nessa quarta feira (26), com a disputa do Prólogo. As trilhas pelas quais os competidores vão passar continuam tão empoeiradas e desconhecidas quanto nas primeiras edições, mas as logomarcas estampadas nas carenagens aumentaram, assim como a tecnologia implantada nas máquinas.
Apesar dos esforços para se tentar manter o mesmo espírito aventureiro que levou um grupo de pessoas a organizar a prova no primeiro ano, o Rally dos Sertões se torna a cada ano vitrine de grandes marcas que colocam seus produtos à prova na maior competição offroad da América Latina.
Algumas equipes chegam a levar dezenas de pessoas, incluindo chefe de equipe, competidores, mecânicos, motoristas, motor homes, caminhões de apoio e veículo de reboque.
Alfredo Yahn, campeão da prova na categoria caminhões em 2001, fala sobre a presença dessas marcas na prova. O caminho natural do automobilismo é a presença das grandes marcas e o rali nacional não poderia ser diferente, explica o piloto que correrá ao lado do navegador Leandro Siqueira e do segundo piloto Jadir Alves. Torna a disputa mais acirrada e aumenta a responsabilidade de todos, completa.
Diversas montadoras que disputam espaço na Fórmula Truck e na Stock Car, também estão presentes no Rally dos Sertões, principalmente nas categorias Carros e Caminhões e a infra-estrutura está cada vez maior.
Esse envolvimento das montadoras trouxe uma novidade para os caminhões esse ano, a divisão em duas, considerando o peso dos veículos, com o objetivo de deixar a prova ainda mais competitiva. Assim teremos maior competitividade entre as marcas, tornando o Rally dos Sertões ainda mais emocionante”, afirma Marcos Moraes, presidente da Dunas Race.
Este texto foi escrito por: Webventure