Webventure

Tempestades de areia encurtam especial do Dakar


Tempestade de areia no deserto (foto: SXC)

A organização do Dakar acaba de anunciar que o trecho cronometrado de hoje será encurtado em aproximadamente 134 quilômetros. Tempestades de areia no deserto da Mauritânia vão impedir que os helicópteros da organização sobrevoem o último trecho da prova.

A especial de hoje era para ser a maior desta edição do Dakar, com 542 quilômetros, agora irá terminar no km 407,6. Membros da organização presentes no segundo Posto de Controle alertaram os helicópteros sobre o perigo. Com isso os competidores irão se deslocar por asfalto em uma rota paralela até Atar, fim da etapa de hoje e local do dia de descanso, amanhã.

Segundo as últimas parciais de tempo, os franceses estão na frente pela primeira vez nesse Dakar. Cyril Despres é o mais rápido nas motos após a passagem pelo quilômetro 295 e Stephane Petehansel/Jean-Paul Cottret lidera nos carros após o km 139. A dupla tem 50 segundos de vantagem para o compatriota Luc Alphand, ambos da Mitsubishi.

Pela primeira vez no Dakar 2007, todas as modalidades estão na especial. Motos, carros e caminhões já largaram para o trecho entre Zouerát e Atar, um dos mais decisivos do Dakar.

Jean perdido – Entre os brasileiros, Jean Azevedo se perdeu logo no início da especial. O piloto de moto andou 50 quilômetros a mais até encontrar a rota certa. Segundo o site oficial, diversos pilotos tiveram o mesmo problema.

Este texto foi escrito por: Redação Webventure