Cascata desmorona e não deixa feridos no Everest (foto: Arquivo Pessoal/ Rodrigo Raineri)
A temporada 2009 no Everest começou com um incidente na montanha mais alta do mundo. Um bloco de uma cascata de gelo desmoronou na região de Khumbu, na Face Sul, e impede a passagem dos que saem do primeiro acampamento do monte para a investida na montanha.
No momento do desmoronamento, cerca de 100 sherpas subiam o Everest e não conseguiram concluir o percurso. Não foi relatado nenhum ferido no ocorrido, porém a via ficou bloqueada na maior parte desta quarta-feira (22).
A área que desabou é chamada de popcorn section e localiza-se na parte superior da cascata de gelo, sendo ela a mais instável da formação. Possivelmente, o aquecimento global tenha facilitado o ocorrido.
Investida Alpina – Denis Urubko faz nesta temporada uma ascensão ao Cho Oyo, uma das montanhas da cadeia do Himalaia com mais de 8 mil metros, diferente, em estilo alpino.
Só resta ao experiente montanhista, que tem no currículo 13 dos 14 montes de 8 mil metros, sendo ele, inclusive, o primeiro a chegar ao topo do Makalu no inverno, o cume do Cho Oyo. E a idéia da rota inusitada veio após o fechamento da montanha do lado chinês pelo governo local. Ele já está na montanha e faz sua investida pelo lado nepalês, em uma via jamais escalada no sudoeste da montanha.
A expedição, que faz uma pausa de cinco dias para descanso e análise da rota a 7.100 metros, conta ainda com Boris Dedeshko, do Exército do Cazaquistão.
Este texto foi escrito por: Webventure