Foto: Pixabay

Temporada no Everest tem 186 montanhista do cume

Redação Webventure/ Montanhismo

Apenas uma morte foi registrada no Everest esse ano (foto: Divulgação)
Apenas uma morte foi registrada no Everest esse ano (foto: Divulgação)

O Monte Everest é destino certo dos escaladores nessa época do ano. Muitas expedições estão no monte, ou já retornaram de tentativas de sucesso ou não de ataque ao cume da montanha mais alta do mundo.

Até este sábado (24), 186 expedições já alcançaram o topo do monte, sendo que houve uma morte, a do suíço Gianni Goltz, de 45 anos, na última quinta-feira (22). Ele escalava o Everest sem auxílio de oxigênio suplementar, assim como o brasileiro Rodrigo Raineri fará na próxima terça-feira (27), ao lado de seu companheiro Eduardo Keppke, que fará diferente e usará o cilindro de O2 no ataque ao cume.

Dentre os que alcançaram o cume, está o canadense Andrew Brash, que em 2006 já havia feito a investida no Everest, junto com Dan Mazur, mas não obteve sucesso porque teve que ajudar o australiano Lincoln Hall, que morreu horas depois na montanha.

A expedição Adventure Peaks, comandada por Stu, também chegou ao cume do Everest nessa semana. Os montanhistas que estiveram nesse grupo foram Mark Procter, Peter Brittleton, Matt Williams, e o sherpa Nuru.

Já os integrantes do IMG, junto com o sherpa Ang Jangbu, chegaram ao cume da montanha mais alta do mundo, o que já não era novidade apara alguns deles, como Mingma Tenzing, em sua quarta ascensão, Tsewang Lendu e Justin Merle, ambos em seu 2º cume, e Dean Smith e Jaroslaw Hawrylewicz.

A indiana Kalpana Dash, de 38 anos, também conseguiu alcançar o topo do Everest, na quarta-feira (21), às 11h30 da manhã. Junto com Arun Treks, ela teve sua tentativa bem sucedida, após outras duas sem chegar ao cume, em 2004 e 2006.

Rumo ao topo – E quem pretende conseguir o que todos os montanhistas presentes no Everest querem, é o grupo AC (Adveture Consutants, uma mais maiores empresas de expedição ao Everest) já chegou ao Acampamento 3 da montanha. “Passamos por muitos escaladores descendo da montanha muito cansados para receber nossos parabéns ou falar da escalada deles“, contaram os integrantes.

O grupo afirmou que a estratégia seria ficar mais uma noite no Acampamento 3, para assegurarem que estariam preparados para o ataque ao cume. Eles partiriam nesta manhã para o Acampamento 4 e por volta das 21h fariam a investida ao topo do Everest.

As informações são do site www.mounteverest.net.

Este texto foi escrito por: Redação Webventure

Last modified: maio 24, 2008

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure