Direto da Adventure Fair – Passar alguns dias curtindo a natureza, a calmaria e fugir da correria que a vida urbana impõe é o que muitos fazem quando decidem acampar. Mas não basta ter os suprimentos e uma barraca para praticar o camping seguro e agradável. É necessário saber as coordenadas de como montar e desmontar a barraca, fazer sua manutenção e tomar cuidados para que não ocorra nenhum incidente durante a viagem.
Airton Ventura, secretário executivo da Associação Paulista de Campismo, explicou quais são os princípios básicos da atividade. De acordo com ele, na Argentina, 30% da população faz práticas esportivas outdoor ligadas ao campismo. Já no Brasil não há tantos praticantes, porém há a vantagem das imensas paisagens que proporcionam a prática. Ventura levantou a questão da falta de infra-estrutura dos campins brasileiros para o afastamento das pessoas. É necessário ter uma boa instalação elétrica, para ninguém precisar usar as baterias dos carros, banheiros limpos e até recreação infantil, ressaltou.
Em sua explanação, durante palestra na Adventure Sports Fair, Ventura mostrou os quatro tipos de barracas: a canadense, a iglu, a de armação rápida e a bangalô, que ele afirma que é melhor utilizada em camping de muitos dias.
Dentre as dicas que deu, o secretário alertou que na montagem é necessário buscar um chão firme e plano, posicionar a barraca contra o vento, não esticar demais as cordas para não ter risco de entrar água ou até mesmo rasgar a barraca, aplicar impermeabilizante e muda-la de posição após alguns dias, para os raios solares não a queimarem.
Ao desmontar, Airton Ventura avisa que é necessário muito cuidado na limpeza da barraca, das estacas, utilizar sempre um saca-estaca para a retirada das mesmas, e lembrar de deixar a barraca aberta quando chegar em casa caso ela tenha sido guardada úmida. É bom também passar vaselina líquida nas estacas e varetas, alertou.
Impermeabilização – Um dos principais fatores de encarecimento de muitas barracas é seu nível de impermeabilização. Airton afirmou que muitos supermercados vendem barracas super baratas e bonitas, porém o nível de impermeabilização delas varia entre 450 e 600mm.
É o barato que sai caro. A impermeabilização boa é a partir de 800mm. Temos algumas que chegam a custar R$1.500,00 e têm uma ótima proteção contra chuva, inclusive na costura, mas nem todos se prontificam a pagar por isso, disse.
Este texto foi escrito por: Lilian El Maerrawi