Webventure

Azevedo vence terceira especial do Rally dos Sertões. Maciel segue líder nas motos

Jean Azevedo venceu nesta terça-feira (21) a terceira especial do Rally dos Sertões, disputada entre as cidades de Posse (GO) e Luís Eduardo Magalhães (BA). O piloto da Honda CRF 450RX número 1, que busca seu oitavo título na prova, completou os 255 quilômetros cronometrados da etapa em 2h57min32, triunfando pela primeira vez nesta edição.

Azevedo cortou em quase um minuto a vantagem de Tunico Maciel Foto: Marcelo Machado de Melo/Fotop/Vipcomm

Tunico Maciel, também com uma Honda CRF 450RX, ficou com a segunda colocação da especial, 49 segundos distante em relação a Azevedo. Elias Folly, que conduz uma KTM EXC-F, fechou o dia com a terceira posição ao final do dia, 4min54 mais lento que o vencedor. Ricardo Martins finalizou a especial na quarta posição, e foi seguido por Luciano Gomes. Os dois pilotam motos iguais, as Yamaha WR450F.

As inscrições para a Corrida de Montanha, etapa Paranapiacaba, já estão abertas. Clique aqui e inscreva-se!

Na soma dos tempos das três especiais disputadas, Tunico Maciel segue na liderança do Rally dos Sertões nas motos, e tem agora 11h21min16 acumulados, tempo que lhe dá uma frente de 6min29 em relação a Jean Azevedo, atual segundo colocado. Ricardo Martins, distante 13min55 do líder, ocupa o terceiro posto, e é seguido por Túlio Malta, quarto colocado com uma desvantagem de 30min57. Gregório Caselani fecha o top-5, e aparece 33min52 longe do tempo de Maciel.

Tunico Maciel foi o segundo melhor da especial desta terça-feira Foto: Ricardo Leizer/Fotop/Vipcomm

A próxima especial do Rally dos Sertões acontece inteiramente na Bahia, com a caravana da prova deixando Luís Eduardo Magalhães em direção a Barra. O percurso terá 355 quilômetros cronometrados, e um percurso total de 478 quilômetros. Será ainda a etapa maratona desta edição da prova.

Após um deslocamento por asfalto, a especial começa em uma zona agrícola, seguindo por estradas sinuosas de média velocidade com trechos com muitas depressões. Da metade da especial em diante, a prova fica bem rápida. As areias começam a aparecer, mesclando trechos com muitas pedras, passando por veredas até a última zona de velocidade controlada chegando em Barra.

Elias Folly foi o terceiro na especial entre Posse e Luís Eduardo Magalhães Foto: Magnus Torquato/Fotop/Vipcomm

Como será uma etapa maratona, os competidores terão apenas um abastecimento e colocarão os seus veículos no Parque Fechado. Os pilotos das motos, quadris e UTVs farão a manutenção sem receber nenhum apoio externo. Os carros abastecem, entram no parque fechado e só fazem a manutenção no dia seguinte antes da largada. Todos têm 30 minutos para realizar os reparos.

Rally dos Sertões é organizado pela Dunas Race e tem patrocínio da Mitsubishi Motors, Honda, Divino Fogão e Caixa. Apoio institucional: Detran Goiás, Estado de Goiás, Secretaria de Turismo de Fortaleza, Prefeitura de Fortaleza e Conselho Nacional do SESI. Apoio: Cartões ELO, Fox Sports, Truckvan, S.A.S. Brasil, Infraero, Vigor, Fotop, Arco Media, 99 e Jovem Pan Goiânia e Fortaleza.

Ricardo Martins é o terceiro na classificação geral das motos no Sertões Foto: Marcelo Machado de Melo/Fotop/Vipcomm