Os três primeiros colocados da terceira etapa da Volvo Ocean Race foram definidos neste domingo (24), véspera de Natal, em Melbourne, na Austrália. A vitória foi da equipe espanhola do Mapfre, seguida pelos chineses do Dongfeng Race Team e pelos dinamarqueses/norte-americanos do Vestas 11th Hour Racing. O quarto colocado da etapa foi o Team Brunel.
Segundo colocado na regata, o Dongfeng Race Team chegou a liderar boa parte das 6.500 milhas náuticas da etapa, mas foi superada na reta final pelo Mapfre. A equipe de Charles Caudrelier teve uma avaria na quilha no último dia de regata e chegou quatro horas depois do Mapfre em 14 dias, 8 horas e 10 minutos.
“Essa foi o perna mais difícil que fiz”, disse o francês Charles Caudrelier. “Tivemos essa grande luta com o Mapfre na maior parte do percurso e depois um problema na quilha. Lideramos mais de 80% da perna. Estamos um pouco decepcionados”.
Sobre a vantagem do Mapfre na classificação geral que foi para seis pontos, o líder do Dongfeng espera recuperar nas próximas. “Eles têm uma pequena vantagem em termos de pontos e sabemos que não cometem muitos erros…Portanto, cada ponto é importante”.
O Vestas 11th Hour Racing caiu de segundo para terceiro na classificação geral. A etapa teve pontuação dobrada e foi toda disputada nos mares do sul, com muito frio, ondas gigantes e ventos fortes.
Quarto colocado, o holandês Team Brunel foi o barco que até o momento andou mais em 24 horas. Eles velejaram 538 milhas náuticas em um intervalo de um dia.
Ainda três barcos devem completar a terceira etapa, incluindo o team AkzoNobel, da brasileira Martine Grael, que ocupa a última posição e só chega na quarta-feira (27). A quarta etapa será entre Melbourne e Hong Kong.