Largada do Pampas é no norte da Patagônia (foto: André Chaco/ www.webventure.com.br)
O Rally Por Las Pampas Patagônia Atacama larga nesta terça-feira de Bariloche, na Argentina, com destino a Iquique, próximo do Deserto do Atacama. A etapa é válida como terceira etapa do Mundial de Cross-country e conta com quatro participações brasileiras. Jean Azevedo e Rodolpho Mattheis largam nas motos. Nos carros, Paulo Nobre, o Palmeirinha, irá competir com o navegador português Felipe Palmeiro. Marcos Moraes também está inscrito no Pampas, de carro.
A prova terá oito etapas, começa na região Norte da Patagônia, na charmosa Bariloche, cruza a Cordilheira dos Andes até o Chile, passa por dunas gigantescas e termina no Deserto do Atacama, no dia 5 de setembro. Ao todo, serão 4.100 km de prova, sendo 2.315 de trechos cronometrados. No total serão 48 veículos entre carros, motos e caminhões.
Entre as equipes internacionais, fica o destaque para Luc Alphand e Gilles Picard, da equipe oficial da Mitsubishi. Entre as motos, o espanhol Marc Coma volta ao mundial, e irá competir contra alguns pilotos recém-saídos do Sertões, como o francês David Casteu, Pal Ander Ullevalseter, o chileno Francisco Lopez e o polonês Jacek Czachor, além de Jean Azevedo.
Palmeirinha está otimista com o rali, apesar de ter más recordações. “Ano passado estivemos aqui e lembro que as especiais eram abertas e a planilha bem ‘meia boca’. Capotei o carro depois de uma vala enorme super mal planilhada. Esse ano, já com mais experiência e andando na equipe da BMW a historia será diferente. Com muita cabeça, vamos conter a ansiedade do início para, quem sabe, dar trabalho ao Luc durante a prova, disse. O piloto só não está contente com o clima da região patagônica. “Sete graus e chovendo em Buenos Aires e 3 graus e nevando em Bariloche, ninguém merece, reclamou o brasileiro.
Luc Alphand é apenas o sétimo colocado no mundial, mas se vencer pula para a ponta da tabela. A classificação é liderada pelo espanhol Carlos Sainz, da equipe Volkswagen, que não virá para a Argentina.
Nesta terça-feira os pilotos saem de Bariloche e vão até Valdívia, já no Chile, em uma etapa de 481 quilômetros, sendo apenas 182 de especial.
Acompanhe todos os detalhes da prova e o desempenho dos brasileiros pelo Webventure.
Este texto foi escrito por: Redação Webventure