Webventure

Terceira etapa mescla quatro modalidades


Priscila Greiner da Renault na etapa de nado; foram 300 m até o ponto de partida do caiaque. (foto: Fábia Renata)

Mangaratiba (RJ) A largada para a terceira etapa da Rio Eco 2000 aconteceu às 8h30, um pouco mais tarde do que nos dias anteriores.

As equipes iniciaram a competição com um rapel no paredão da represa do Rio das Lajes, em Piraí. Foram lançadas 13 vias, cada equipe tinha a sua, e o fim do rapel foi nas águas da represa, onde todos nadaram cerca de 300 metros até os caiaques.

Algumas equipes tiveram problemas na saída do rapel. A Redley perdeu o mapa, mas para a sorte da equipe, o capitão Luiz Makoto Ishibe tinha estudado bem o mapa e, por isso, eles não se perderam na remada pela represa.

Já a equipe Energia Light não teve a mesma sorte, pois pegou um braço errado e perdeu tempo corrigindo o erro. Depois de 20 km remando, mais uma vez a equipe Ertips chegou na frente, seguida pelos brasileiros da Ferrino/Bravox, que conta com uma especialista em remadas, Carmem Lucia da Silva, que já foi penta-campeã brasileira na modalidade.

Os próximos 32 km foram percorridos de mountain bike, um trecho de serra com uphill e downhill em estrada de terra, que acabava na BR-101, e de lá as equipes se dirigiram ao PC3 (posto de controle) e também AT2 (área de transição), que estava na Praia do Saco, já em Mangaratiba.

As equipes deixavam as bikes e pegavam os caiaques novamente, para mais 4 km pelo mar. A Ferrino/Bravox ainda estava colada nos franceses da ERTIPS e, quando chegou a Praia do Saco, o seu apoio não tinha chegado e a equipe teve que esperar cerca de 30 minutos para entrar no mar com seus caiaques. O apoio perdeu o raid book (uma apostila com as informações e indicações de como chegar aos locais de transição), e foi isso que provocou o atraso.

A prova acabou com o caiaque oceânico, modalidade que inicia a 4ª etapa. Serão mais 60 km de remadas em mar aberto e depois trekking até Grumari, já próximo ao Rio de Janeiro.

A Webventure realiza a cobertura on line e oficial da Rio Eco 2000 com apoio de Ford, Timberland e By.

Este texto foi escrito por: Fábia Renata