Teresina (PI) recebe o rali pela quinta vez (foto: Gustavo Mansur)
Muito calor. É o que os pilotos do Rally dos Sertões podem esperar na passagem pela capital do Piauí, e um dos motivos é por Teresina ser a única capital do Nordeste que não está às margens do Oceano Atlântico. A cidade representa 25% da população do Estado e 60% do PIB do Piauí.
A capital foi a primeira brasileira a ser especificamente planejada para substituir uma já existente. E junto com Teresina, estão na lista das cidades planejadas Aracaju, Belo Horizonte, Goiânia, Brasília e Palmas. Alguns acreditam que a criação de Teresina foi por uma medida político-estratégica de centralizar a capital.
Pontos turísticos não faltam, para todos os gostos: o Parque Municipal do Encontro dos Rios é uma bela reserva ambiental onde deságuam os rios Poti e Parnaíba; o Parque Zoobotânico de Teresina, a Ponte Estaiada de Teresina com 363 metros de extensão, a Igreja de São Benedito, entre outros.
Em relação ao clima, duas estações bem definidas: o período chuvoso, no verão e no outono; e o período de seca, no inverno e primavera. A cidade é conhecida como Mesopotâmia do Nordeste, por estar situada entre os rios Parnaíba e Poti.
Este texto foi escrito por: Bruna Didario