Webventure

Termina 1ª etapa da Ação Social dos Sertões


Primeira etapa terminou em Natal (RN) (foto: Divulgação)

Nos dias 24 e 25 de abril, a equipe da Ação Social do Rally dos Sertões e do Instituto Brasil Solidário esteve trabalhando em Natal (RN), na Escola Nossa Senhora dos Navegantes. A escola fica localizada na comunidade da Redinha, próxima a uma vila de pescadores.

O Instituto promoveu o encontro dos estudantes com produtores de artesanato local, como rendas, sabonetes e artesanatos em madeira. A participação de artistas junto aos voluntários na mobilização dos estudantes faz parte das ações paralelas dentro do programa de incentivo a cultura regional. Com isto, os alunos podem compreender melhor o trabalho desses artesãos e são incentivados e inspirados a desenvolver suas habilidades.

No dia 26 de abril, a equipe concluiu as atividades da 1ª etapa do “Programa de Desenvolvimento Sustentável da Escola” e a Ação Social do Rally dos Sertões. Somam-se mais de 450 professores capacitados e 270 mudas plantadas por alunos e gestores. Nesta primeira visita a equipe também pôde realizar 8 próteses dentárias e 308 atendimentos odontológicos.

Legado para os beneficiados – Os municípios também receberam mais de 8.100 livros e revistas e cerca de 4.500 alunos das escolas atendidas foram diretamente beneficiados com os trabalhos. As ações de inclusão digital somaram 54 câmeras digitais doadas e 180 alunos capacitados para continuidade nas atividades do blog.

Além disso, 45 agentes de saúde participaram das atividades de capacitação para o projeto de atendimento médico e de prevenção e controle do diabetes, entre outras atividades como cinema, oftalmologia, horta & coleta seletiva e apresentações.

“Esta é a etapa mais importante. A partir dela é que o trabalho dos gestores e alunos realmente começa. Estamos ansiosos para que os frutos sejam logo vistos, em junho, na segunda visita. Tivemos momentos marcantes e emocionantes. Cada vez mais o PDSE cresce e ficamos felizes por poder acompanhar a evolução dos trabalhos mesmo a distância, pela internet, através do blog do projeto, alimentado pelos próprios alunos e professores”, finalizou Luis Salvatore, diretor do projeto.

Confira e comente o trabalho dos alunos das oficinas de foto e vídeo digital no blog www.mirage.com.br/ibs.

Este texto foi escrito por: Instituto Brasil Solidário