Webventure

Terra Brasil termina e Spinelli vence


Um dos líderes do campeonato o carro de Marlon e Joseane Koerich (foto: Donizetti Castilho/ www.webventure.com.br)

Direto de São Lourenço (MG) O Rally Terra Brasil 2005 chegou ao fim com Guilherme Spinelli e Marcelo Vívolo em primeiro lugar nos carros. A dupla dominou a prova inteira e não deixou a liderança em nenhum momento. Com 1h25min56seg na última especial do dia, a dupla ficou com 9h44min33seg6 na geral, a 8min33seg4 de vantagem para o segundo colocado, Edu Piano/Rogério Almeida.

“Essa prova foi ótima para nós testarmos a consistência do carro. Conseguimos manter o ritmo que nós queríamos durante todos os dias de prova”, disse o piloto campeão. “A parte técnica da prova foi da melhor qualidade. Trilhas muito boas, planilha perfeita. O problema é alguns acontecimentos como atrasos de largada e cancelamento de especiais que ofuscam o brilho da prova, mas em geral foi muito boa”, disse o navegador Rogério Almeida.

Marlon e Joseane Koerich ficaram em terceiro lugar com 11min27seg8 de diferença para o líder na geral. “Comecei essa prova ansioso para poder medir o carro. Está muito bom, agora só faltam pequenos detalhes para acertar para as próximas provas”, disse Marlon.

Klever Kolberg firmou a parceria com Luis Carlos Palú, conseguiram um entrosamento rápido e terminaram em quarto lugar na geral. A dupla foi a mais rápida na segunda especial de hoje. Terminou com 1h25min34seg6. “Já estamos entrosados”, comemorou Kolberg.

Categorias – Com a vitória na geral, Spinelli/Vívolo também são os vencedores na categoria Protótipos. Felipe Bibas/Emerson Cavassin venceu na Production com 10h18min46seg, a mas de 23 minutos de vantagem para a dupla em segundo lugar, Reinaldo Varela e Bruno Mega.

Na Super-Production a briga foi mais acirrada, apenas três minutos e meio separavam Sério Barata/Yossef Hadad, com 10h40min30seg74, de Oberdan Reis e Daniel Gonçalves.

As equipes enfrentaram quatro dias de mudanças constantes de terreno e relevo. A prova foi predominantemente nas serras mineiras, entre elas a famosa Serra do Cipó, que renderam a maioria das fotos da Galeria Webventure.

O organizador Dionísio Malheiro já previa no primeiro briefing, ainda em Belo Horizonte, “um verdadeiro cross country, com diversos tipos de terreno”. E assim foi, de asfalto à lama, travessia de rios e passagens pelos antigos calçamentos de minério de ferro da Estrada Real.

Todo o charme da prova foi ofuscado, porém, por falhas na logística da prova. Logo no primeiro dia, as motos desistiram de continuar na prova por falta de segurança. Dimas Mattos afirmou que a segunda especial não estava fechada para o fluxo de carros e pessoas da região.

Nos dias que seguiram, a organização teve uma cautela extra e não permitia a largada até checar se tudo estava correto. Algumas especiais chegaram a atrasar duas horas por causa disso.

Acidente grave – Mesmo encontrando carros e caminhões no caminho, nenhum acidente grave aconteceu dentro das especiais. O único acidente grave envolveu um membro da organização. O carro que Edu Magalhães dirigia colidiu de frente com um Fiat Palio. A passageira do Palio estava sem cinto e faleceu após ir para o hospital. Edu Magalhães também foi encaminhado ao hospital, mas foi liberado após passar uma noite em observação.

Com o segundo e terceiro lugares na prova, Marlon e Joseane Koerich estão empatados na liderança com Edu Piano/Rogério Almeida, com 39 pontos. Mesmo sem vencer nenhuma prova, a regularidade nos resultados voltou a colocar a equipe Chevorlet na liderança do campeonato na Geral depois de dois anos.

Spinelli/Vívolo estão em segundo, com 34 pontos, após vencer o Terra Brasil, que conta como peso dois para o campeonato. Pela vitória na etapa passada, o Rally do Petróleo, e o oitavo lugar no Terra Brasil, Reinaldo Varela e Bruno Mega ocupam o quarto lugar na Geral, com 25 pontos.

Em terceiro estão empatados Sérgio Barata/Yossef Hadad e Felipe Bibas/Emerson Cavassin, com 30 pontos.

Confira a classificação final da prova na Geral

1 Guilherme Spinelli/Marcelo Vívolo 9h44min33seg6
2 Edu Piano/Roério Almeida a 8min33seg4
3 Marlon Koerich/Joseane Koerich a 11min27seg8
4 Klever Kolberg/Luis Palú a 22min55seg8
5 Maurício Neves/Edgar Fabre 31min17seg72

Veja a classificação do campeonato após o Terra Brasil
1 Edu Piano/Rogério Almeida; Marlon Koerich/Joseane Koerich 39 pontos
3 Guilherme Spinelli/Marcelo Vívolo 34 pontos
4 Reinaldo Varela/Bruno Mega 33 pontos
5 Sério Barata/Yossef Hadad; Felipe Bibas/Emerson Cavassin – 30

Este texto foi escrito por: Daniel Costa