Foto: Pixabay

Terras Altas da Mantiqueira

Redação Webventure/ Offroad

A região possui diversos pontos turísticos (foto: Egon Jenckel)
A região possui diversos pontos turísticos (foto: Egon Jenckel)

por Egon Jenckel

Em meados do século XVI, em busca do ouro, a expedição de Martim Afonso de Souza partiu de São Vicente (litoral sul de SP) e, depois de atravessar florestas virgens, deparou com um monte de pedra no alto de uma montanha, o Picu, que passou a ser usado como orientação para aqueles que transpunham a Mantiqueira.

Hoje, estes caminhos são desbravados por esportistas, off-roaders e ecoturistas que buscam bonitas paisagens, encantos naturais e roteiros fora de estrada, aliados a charmosas pousadas e muita tranqüilidade.

Localizada no extremo Sul de Minas Gerais, na divisa com os estados de São Paulo e Rio de Janeiro, com montanhas de até 2.700 metros, temperaturas que chegam a até cinco graus negativos e rica em belezas naturais e paisagens maravilhosas, as Terras Altas da Mantiqueira despontam como um dos maiores pólos de ecoturismo e turismo rural de Minas Gerais.

Cidades – Compostas pelas cidades de Passa Quatro, Itanhandu, Virgínia, Pouso Alto, São Sebastião do Rio Verde, Itamonte e Alagoa, esta região atrai a cada dia mais turistas. Com localização privilegiada entre os três estados, com paisagens bucólicas que lembram o clima europeu e muitos, muitos caminhos de terra, a região é um convite para os amantes do 4 x 4.

Itamonte

Ita (pedra), Monte (no monte), em tupi-guarani, explicava a existência do pico, que acabou virando Picu, marco para os aventureiros da Mantiqueira.

Pequena cidade montanhosa de clima frio, é um verdadeiro paraíso ecológico. Sua área rural é um convite para a prática de aventuras e passeios, pois dezenas de cachoeiras convidam a banhos e rappel. Caminhadas e escaladas também tem seu lugar pelos arredores de Itamonte. Para os mais tranqüilos uma boa pescaria de truta arco-íris nas corredeiras do rio Aiuruoca, na Fragária.

Portanto, prepare-se pois é desta pequena e simpática cidade que você irá começar a planilha. De Itamonte a Aiuruoca, outra pequena, pacata e bonita cidade da nossa Minas Gerais. Este passeio o levará por bonitos caminhos de terra, entre serras, margeando rios e cachoeiras. Mas antes de iniciar o passeio, separe um tempo para conhecer e experimentar os deliciosos queijos, manteigas, linguiças, salames e compotas da região, aproveite então para preparar um lanche para o caminho, encher o tanque e seguir viagem.

Araucárias, Cachoeiras e as corredeiras do Rio Aiuruoca

São vários os pontos turísticos que merecem ser conhecidos pela região, mas, se você preferir apenas seguir por nossa planilha, irá descobrir muitos deles pois irá passar pela região cortada pelo Rio Aiuruoca, que nasce em Itamonte, dentro do Parque Nacional do Itatiaia, em uma área de proteção ambiental (APA).

Pelo caminho, a Pedra do Picu, o Brejo da Lapa, as corredeiras do Rio Aiuruoca, as cachoeiras da Fragária, do Campo Redondo. Nossa planilha circunda todos estes lugares e outros ainda mais bonitos. Pelo caminho pequenos vilarejos, sítios e fazendas rodeados de araucárias, vão dando um ar bucólico ao passeio.

Além disso, esta região é cenário para a prática de esportes radicais como o vôo livre, asa delta, canoagem, trekking, montanhismo, mountain bike, bóia cross, motocross e off.road.

Alagoa

Surgida entre 1705, quando por lá o bandeirante Cunha Gago procurava o cobiçado ouro, teve na mineração sua principal atividade econômica. Em suas minas, que eram exploradas principalmente pelos jesuítas, escravos garimpavam rios e abriam túneis nas montanhas.

Hoje, esta parte de nossa história pode ser vista nos arredores desta cidade. Além disso, a cidade, extremamente tranqüila, com apenas 2.700 habitantes, é um convite aqueles que procuram manter um contato mais intenso junto a natureza. Boa parte do seu município esta localizado no Parque Estadual do Pico do Papagaio e as localidades do Garrafão e do Charco merecem uma visita.

Aiuruoca

Existe algo no ar de Aiuruoca. Misticismo e discos voadores são relatos freqüentes dentre os que visitam esta região, mas com certeza sua cachoeiras, riachos, pássaros, gente simpática, cordial e alegre é que fazem desta cidade algo especial.

Famosa por seu carnaval antecipado (ocorre sempre uma semana antes do oficial e lota a pequena cidade), Aiuruoca é outra típica cidade de Minas. Sua praça central, dominada pela Igreja Matriz, é o cenário do footing local. Alguns poucos bares e pessoas passeiam em torno desta praça a noite, levando-nos a ter uma sensação de volta no tempo.

Mas é durante o dia que Aiuruoca desperta e nos mostra o Pico do Papagaio, imponente em seus 2.293 metros. Outras atrações são o Pocinho, uma área de corredeiras do rio Matutu, a Reserva Ambiental do Matutu, particular, com 3 mil ha., várias cachoeiras, dentre elas a da Mata ou Fundão com 130 m. de queda , o rio Matutu e muitas trilhas.

Sugestão – Nesta cidade nossa sugestão é que você conheça a cachoeira dos Garcia, uma bonita queda d’água, com piscinas naturais e um belo caminho por uma pequena estrada de terra, que em dias de chuva pode virar um bom teste para seus conhecimentos 4 x 4. Além desta cachoeira, a das Fadas, do Batuque e o Poço do Joaquim Bernardo, também são bonitos lugares a serem visitados.

Descubra a região

Toda a região das Terras Altas da Mantiqueira e Aiuruoca, é interligada por estradas de terra e trilhas. Através delas você poderá chegar a conhecida Visconde de Mauá ou então Baependi e até mesmo São Tomé das Letras, sempre passando por pequenas vilas, que muitas vezes nem em mapas constam. Prepare seu 4 x 4 e siga por estes caminhos. Boa viagem.

Como chegar

  • De SP: 240 km (Via Dutra até o km 39, Cachoeira Paulista, Cruzeiro e depois até Itanhandu e Itamonte)
  • Do Rio de Janeiro: 200 km (Via Dutra até Engenheiro Passos, depois BR 354 até Itamonte)
  • De Belo Horizonte: 370 km (BR 354 até Cruzília, depois BR 265 até são João Del Rey, depois BR 383 até a BR 040)

    Onde ficar

    Itamonte
    Hotel Thomás: (35) 363.1717 – Simples e confortável, possui restaurante anexo. Apartamentos com frigobar e TV.
    Pousada Ribeirão do Ouro: (35) 363.1235 – Agradável e confortável, Possui piscina, campo de futebol, sala com lareira. Diárias simples ou completa.

    Pousada Alsene: (35) 363.1734 – A 2.400 m. de altitude, já próxima ao abrigo Rebouças (distante 33 km da cidade de Itamonte). Seu grande diferencial é, devido a altitude, a baixa temperatura durante o inverno.
    Possui apartamentos, chalés e alojamento.

    Pousada Fragária: (35) 363.1381 – Chalés para até 4 pessoas (camas de solteiro). Fica no Bairro Fragária, distante 36 km de Itamonte). Cercada por rio, possui uma bela cachoeira.

    Aiuruoca
    Pousada do Dudu: (35) 344.1349 / (24) 322.4757 – Confortável, possui sauna, opiscina e serve um bom café da manhã.

    Pousada Pico do Papagaio: (35) 344.1300. Possui piscina, sauna e bar.

    Dicas

    Para realizar passeios ou praticar esportes pela região:

    Associação Terras Altas da Mantiqueira: (35) 364.7122 / 7236 – Informações turistícas

    Highlanders: (35) 363.2282 / 2490 – Guias e passeios

    Max: (35) 363.1123 . Guia da região, conhece diversas trilhas e caminhos

    Este texto foi escrito por: Webventure

    Last modified: maio 28, 2002

  • [fbcomments]
    Redação Webventure
    Redação Webventure