Foto: Pixabay

Terreno variado e corredor boiadeiro marcam o Baja

Redação Webventure/ Offroad

Pilotos de moto largam no prólogo (foto: Fábia Renata)
Pilotos de moto largam no prólogo (foto: Fábia Renata)

Campo Grande (MS) – Começa hoje mais uma etapa da Copa Baja Brasil, válida pelo campeonato nacional de rali cross-country. Desta vez pilotos e navegadores percorrerão estradas de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. Estão inscritos 38 motos, 12 quadriciclos e 33 carros e a prova tem cobertura do Webventure.

Esta etapa vale como quinta da Copa Baja e sexta do Brasileiro, e será feita em uma única especial. A largada da primeira moto acontecerá às 9h30, em Jaraguari, distante 50 km de Campo Grande. Serão 250 km, com estradão, rios, erosões, curvas de nível, areia, gramado e até trechos travados de trial.

Ontem à tarde aconteceu o prólogo, que decidiu quem larga na frente. O público local, embora pequeno, estava animado e se entusiasmou com as manobras dos pilotos na trilha poeirenta. Entre as motos, o vencedor foi Jackson Feubak. Ele será o primeiro a enfrentar as trilhas, seguido por Juca Bala e Jean Azevedo. Tiago Fantozzi, o campeão do Rally dos Sertões 2001, sairá em 16º lugar.

Varela de quadriciclo – Os quadriciclos correm junto com as motos e o garoto Felipe Lobo Vianna será o primeiro a acelerar um quad neste Baja Pantanal. A categoria terá também um novato ilustre: Reinaldo Varela, campeão mundial de rali na categoria T3.2 de carro, desta vez vai acelerar um quadriciclo. O objetivo, segundo ele, é dar incentivo a seu “garotinho”, Rodrigo, que faz sua estréia em provas.

Nos carros, mais uma vez largando na frente, a dupla Édio Füchter e Milton Pereira, campeã do Sertões e que lidera a categoria TT2 neste Brasileiro.

Como será a etapa – Depois de percorrer 180 km, os competidores farão um neutralizado de uma hora, uma parada com o cronômetro fechado para descansar e fazer a manutenção dos veículos. A relargada após uma hora será dada de acordo com a ordem de chegada dos pilotos no neutralizado.

Segundo Dionísio Malheiros, diretor da prova, o trecho da especial é muito bonito e é possível verificar a presença da fauna local, como tamanduás, araras e tucanos. O Baja Pantanal vai passar por um corredor boiadeiro, ou seja, estradas pelas quais somente os peões e as boiadas passam. Para saber mais sobre o Pantanal, que dá nome à prova, visite o Destino Aventura.

Neste sábado, todos voltarão à trilha para uma especial semelhante, que marca a sexta etapa do Baja e sétima do Brasileiro, encerrando a ação no Mato Grosso do Sul. A final do campeonato será em novembro, em Minas.

Este texto foi escrito por: Fábia Renata

Last modified: outubro 12, 2001

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure