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Terrenos com declives

Redação Webventure/ Offroad

Pequenas erosões e canaletas formadas por rastros de pneus ajudam a manter a direção morro abaixo em terrenos lisos como este. (foto: DPaschoal e Goodyear.)
Pequenas erosões e canaletas formadas por rastros de pneus ajudam a manter a direção morro abaixo em terrenos lisos como este. (foto: DPaschoal e Goodyear.)

Inspecione a pé o que tem pela frente. Se o terreno estiver muito lamacento ou liso por pedras soltas, grama ou areia, um simples escorregão fará o veículo deslizar com a possível perda de controle. Em uma descida íngreme, você deverá procurar algum ponto que sirva de apoio para os pneus como, por exemplo, uma vala ou até mesmo um facão pequeno que possa guiá-los morro abaixo.

Mas se não encontrar nada, é hora de cavar! Faça duas canaletas que possam guiar os pneus, pois isto ajudará o veículo a manter-se na direção desejada. Para esta manobra você vai usar as marchas reduzidas e o freio-motor, desta forma usará menos o sistema de freio e garantirá mais controle da direção. Mas a escolha de uma marcha extremamente reduzida pode provocar outro problema, que é o travamento das rodas, resultando no mesmo efeito de se frear com força e fazendo o veículo deslizar. Então, escolha a marcha que proporciona tração e controle como a primeira ou segunda, e em certos casos até a terceira reduzida. Posicione o veículo em linha reta com a descida e alinhe o volante.

Comece a descer e fique atento para o comportamento do veículo. Se começar a sair de lado, é sinal de que precisa de um pouco mais de velocidade. Isso pode acontecer devido a uma de duas alternativas: ou o peso da carga na caçamba está forçando a traseira para frente; ou o peso da dianteira é maior que o da traseira, o que faz com que os pneus traseiros percam o atrito com o terreno e deslizem, provocando a saída do veículo para o lado.

Então acelere com pulsadas rápidas para recuperar o controle da direção. Se pisar no freio a coisa vai complicar, pois você poderá travar as rodas de trás, que poderão estar com pouco atrito, e elas vão escorregar forçando o veículo a atravessar de lado no trecho, podendo inclusive se inclinar perigosamente. Em veículos com caixa automática, engate a primeira reduzida manual. Se ele ainda estiver mais acelerado do que o desejado, mantenha o pé esquerdo no freio e o direito no acelerador, procurando manter a tração e o controle de direção.

Este texto foi escrito por: João Roberto Gaiotto, especial para o Webventure

Last modified: outubro 25, 2002

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