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Terrenos com inclinação lateral

Redação Webventure/ Offroad

Centro de Gravidade ou Baricentro em plano não inclinado. (foto: Arquivo João Roberto Gaiotto)
Centro de Gravidade ou Baricentro em plano não inclinado. (foto: Arquivo João Roberto Gaiotto)

A capacidade de vencer fortes inclinações laterais é uma das características mais importantes em um utilitário. Isso não quer dizer que ao entrar numa curva em alta velocidade ele não tombe, pelo contrário, se ele é mais alto tem seu Centro de Gravidade ou Baricentro, mais elevado que o Baricentro de um carro de passeio, veja as ilustrações ao lado.

Caso você não tenha experiência com manobras de inclinação lateral, não se preocupe em demonstrar receio, evite cometer um erro mais sério, escolhendo um caminho diferente. Se não houver alternativas e você tiver que transpor uma inclinação lateral, faça uma inspeção a pé, e atente para pedras, tocos de madeira ou buracos que possam impedir seu 4×4 de seguir adiante.

Observe duas possíveis situações: se na parte de cima houver algum objeto ou uma elevação maior do que o limite que seu veículo pode enfrentar, ele terá uma inclinação maior que o tolerável neste ponto, podendo tombar para o lado. Mas, se em vez de uma protuberância maior ou objeto, você encontrar um buraco ou valeta mais funda na parte debaixo, o veículo de novo poderá ficar em situação crítica.

Entre na inclinação com 4×4, reduzida e blocante. Siga adiante mantendo a frente voltada para o topo da inclinação. Uma vez iniciado o deslocamento, não pare até sentir que existe terreno firme para retomar o equilíbrio e parar com segurança.

Ter a sensação de que se está tombando de lado, na maioria das vezes, pode significar apenas a suspensão se acomodando. Caso sinta que o veículo vai tombar, não tente fazer nada contra as leis da física, apenas esterce rapidamente o volante para que os pneus fiquem no sentido da descida e acelere com determinação. Dependendo da intensidade da inclinação, ele não vira e tem seu rumo corrigido, mas se realmente virar, ele o fará devagar, dificilmente tombando com violência.

Se outras pessoas estiverem por perto, solicite que se coloquem em cima do estribo, bagageiro e onde mais for possível, no lado do veículo que estiver para cima, provocando o retorno e a manutenção do equilíbrio.

Você pode instalar ‘inclinômetro’ em seu 4×4, que mostra a inclinação do terreno em aclives, declives e inclinações laterais. As fotos mostram alguns modelos, como o avulso e o que equipa o painel da pick-up Mitsubishi L-200, que além do inclinômetro/horizonte artificial, conta também com bússola, altímetro, relógio/cronômetro e termômetro.

Este texto foi escrito por: João Roberto Gaiotto, especial para o Webventure

Last modified: novembro 2, 2000

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