Vatenen é o responsável pelo desenvolvimento da ação social no Dakar (foto: Divulgação/ Nissan)
O Dakar também tem ação social. O tetracampeão mundial de rali de velocidade, o finlandês Ari Vatanen, que vai disputar em 2005 seu 12º Dakar pela equipe oficial da Nissan, é a figura principal de um projeto sócio-ambiental desenvolvido pela ASO (organizadora do Dakar) e a ONG francesa SOS Sahel. O “Actions Dakar” existe desde 2002 e agora colhe os primeiros frutos.
A SOS Sahel desenvolve um programa de proteção ao meio-ambiente da região de Louga, no Senegal, área onde a pressão pelo uso dos frágeis recursos naturais torna-se cada vez mais escassa nos últimos anos. Em 2002, por iniciativa de Vatanen, a organização do Dakar entrou como apoio direto de 39 projetos desenvolvidos por líderes locais. O piloto finlandês arregaçou as mangas e coordena durante todo o ano as ações empreendidas no Norte do Senegal. O objetivo maior e evitar o avanço do Saara sobre as áreas verdes e ainda preservadas do país africano.
As atividades do “Actions Dakar” são baseadas em programas de coletas de lixo e preservação de mananciais nos meios rurais. Tendo como atores diretos a população local, o programa já treinou mais de 700 senegaleses na proteção de seu meio-ambiente contra a desertificação. Uma das principais armas na luta contra o avanço do Saara é o reflorestamento com espécies nativas e a fixação de dunas. Mais de 120.000 mudas foram plantadas nos dois anos do projeto.
Equipes do Dakar na ação – A participação direta das equipes e competidores é por meio de doações. Empresas envolvidas direta ou indiretamente com a competição são as principais financiadoras dos projetos da “Actions Dakar”. Cada ação local da ONG custa em torno de 2 mil até no máximo 8 mil euros.
Preparando-se para enfrentar mais um Dakar, o padrinho oficial do Actions Dakar, Ari Vatanen, não pensa só no podium em Dakar, também embarca com o objetivo de atrair seus colegas e adversários nas pistas africanas para a causa do meio-ambiente. “É preciso devolver o que o continente nos oferece”, resume Vatanen. Fora das pistas o piloto já deu o pontapé inicial e conquistou nas eleições de julho deste ano uma vaga como um dos representantes da Finlândia no Parlamento Europeu.
Este texto foi escrito por: Cristina Degani