Webventure

Thais Makino é vice-campeã no Campeonato Centro Sul-americano de Escalada na Venezuela


Thais Makino tem o segundo melhor resultado (foto: Arquivo Webventure)

Ontem (26/8) aconteceu disputa da categoria Juvenil no Campeonato Centro Sul-americano de Escala Esportiva, que começou na terça (24), na cidade de San Antonio de Los Altos, no estado de Miranda, Venezuela. São oito os atletas brasileiros que estão na competição e na Juvenil A (16 a 17 anos) estão Raul Rennó Braga, Stefano Mastroccola e Thais Makino Shiraiwa.

Thais ficou em segundo lugar atrás da melhor colocada Rosbellix da Silva, da Venezuela. Já Raul ficou em 11º lugar em sua categoria. Eles escalaram na modalidade Dificuldade, no muro artificial da Lorita, do Clube Elos. Os outros países que participam são Guatemala, El Salvador, Honduras, Costa Rica, Argentina, Bolívia, Colômbia, Chile, Equador, Peru e a Venezuela.

O Centro Sul-americano de Escalada acaba neste domingo (29). Além dos atletas da Juvenil, cinco escaladores competem na Master: André Berezoski (Belezinha), Anderson Fagundes de Gouveia, Fabio Muniz, Cesar Augusto Grosso e Janine Cardoso. Thais Makino também compete na categoria Master (16 anos ou mais), pois o campeonato permite a inclusão de até quatro competidores em cada categoria.

Duisburg 2005 – Para a melhor dupla mista de escaladores na modalidade Dificuldade e na Velocidade está garantida a vaga na sétima edição dos Jogos Mundiais de escalada Esportiva, que será realizado em Duisburg, na Alemanha, entre os dias 14 e 24 de julho de 2005. Nesta competição validada pelo ICC apenas participam os 12 melhores atletas do mundo de cada modalidade Dificuldade e os oito na Velocidade.

A classificação para Jogos Mundiais é válida para os atletas da categoria Master, mas um escalador Juvenil pode participar na sua categoria e na Master, desde que a cota é de quatro atletas por categoria seja respeitada.

Amanhã acontecem as provas da categoria Master na modalidade Dificuldade, com as eliminatórias 1 e 2. No domingo é a final e será também a disputa da modalidade Velocidade, com a final no mesmo dia.

O Campeonato Centro Sul-americano é organizado pela Federação Venezuelana de Montanhismo e Escalada (FEVME) e tem a supervisão das associações internacionais UIAA-ICC e da UPAME.

Resultados modalidade Dificuldade

Categoria Juvenil A Feminino
1) Rosbellix da Silva/ Venezuela
2) Thais Makino/ Brasil
3) Carolina Colmenares/ Venezuela
4) Andreína Pérez/ Venezuela
5) Tania Oviedo/ Equador

Categoria Juvenil A Masculino
1) Luis Guzmán Chile
2) Ricardo Cancelado Colombia
3) Leonel De Las Salas Venezuela
4) Esteban Crespo Ecuador
5) Aniel Pozzo Venezuela
11) Raul Renno Braga/ Brasil

Este texto foi escrito por: Redação Webventure