Webventure

Thiago Aroeira e Juliana Machado vencem a primeira etapa do Interestadual


Elite feminina espera para largada (foto: Amigos da Bike)

Aproximadamente 30 atletas da elite masculino e feminino travaram o duelo do Interestadual neste domingo em Vinhedo (SP). Mas apenas Thiago Aroeira e Juliana Machado, que já haviam vencido a Volta de Goiás semana passada, subiram no mais alto lugar do pódio. “A prova foi bem dura, com muito barro pelo circuito e cinco voltas com este terreno pesado, dificultou bastante”, disse o empolgado Thiago.

Já Juliana não esperava vencer a abertura do Interestadual, devido ao pouco treino. “Estou a quatro semanas treinando, estava de férias, foi até uma surpresa o resultado, não sou fã deste terreno, muito menos com esta lama. Mas estou satisfeita, a Roberta imprimiu um ritmo forte e me mantive junto”, comentou. “A minha meta não era o interestadual, mas agora como estou liderando, vai fazer parte das minhas pretensões para este ano”, finalizou a líder do campeonato.

Com quinze minutos de atraso em virtude à chuva e 608 atletas inscritos, teve início a primeira etapa do evento, que valeu como avaliação não oficial pelo técnico da Seleção Brasileira de Mountain Bike Eduardo Ramires.

“A Copa Interestadual não terá validade para o Ranking Brasileiro, mas em virtude de programações futuras da CBC e também eventuais convocações para as provas preparatórias, o Interestadual será usado como avaliação de resultados para uma eventual convocação para eventos preparatórios . Antes da largada comuniquei ao pessoal que estarei considerando o resultado das etapas para avaliação dos atletas, caso venha acontecer alguma convocação”, comentou Ramires.

Na pele – Ramires além de técnico é atleta. Participou do evento conquistando o terceiro lugar no pódio em sua categoria. “Em relação ao ano passado foi retirado um bom trecho de single-track bem técnico. Realmente depois desta chuva se não fosse retirado seria bem perigoso, ele fez um circuito bastante difícil e o piso ficou pesado devido a chuva, mas no geral está legal, curti muito”, finalizou. A lama não fez apenas Ramires como vítima, todos os atletas sentiram dificuldades em alguns trechos e foram obrigados a empurrar as bicicletas.

Aroeira na terceira volta abriu uma vantagem no pior trecho do circuito, encorajando o atleta a tentar uma fuga. Sem a resistências dos demais, Aroeira assumiu a liderança e foi o primeiro a cruzar a linha de chegada. “Eu já venho no decorrer do ano fazendo os meus treinamentos, sem fazer muito treino de tiro, mas como eu já vim semana passada da Volta de Goiás, na qual fui vencedor, isso já me deu mais ritmo para a prova”, disse Aroeira, que pretende colocar o Interestadual como uma de suas metas para esta temporada. “Pretendo manter a camiseta de líder e cada prova a gente tem que entrar para ganhar”, finalizou o atleta que junto a sua companheira de equipe fizeram dobradinha por terem vencido a Volta de Goiás semana passada.

Juliana superou a mineira Roberta Stopa na penúltima volta e percebeu que estava melhor preparada partindo para cima sustentando a vantagem até a linha de chegada. Roberta teve a corrente de sua bike quebrada na segunda volta, mas ficou satisfeita com o resultado da primeira etapa com a segunda colocação, “início de ano é assim mesmo, estou em treinamento de base. Vim para conhecer os meus adversários e fazer uma avaliação, com um circuito como este, com esta lama, acabou virando uma loteria, não teve jeito. Tive uma corrente quebrada na segunda volta e acabei perdendo uns 3 minutos e o ritmo forte da Juliana fez a diferença, ela está de parabéns”, disse.

Albert Morgen, presente no evento como apoio da equipe Amazonas, justificou sua ausência no cenário nacional de Cross Contry. “Este ano até pretendo voltar a competir com o patrocinador que sempre me deu apoio, o Cláudio da Amazonas pela fidelidade e gratidão que tenho à ele, mas graças a Deus, agora eu não dependo mais da bicicleta para sobreviver, tenho a minha estrutura em casa e se voltar será por minha conta e tendo algum patrocinador interessado, só vou correr com o valor que eu acho que mereço. Até agora não fechei nada, se tiver alguém interessado volto a correr com outro patrocinador”, comentou o atleta vencedor do Iron Biker 2004 e representante do ciclismo carioca.

A segunda etapa do Campeonato Interestadual de Mountain Bike acontecerá no dia 12 de Março no parque aquático Wen’t Wild e contará com a presença de toda a elite brasileira que estarão não apenas disputando o Interestadual, mas também a Super Copa, criada para a formação do G5.

Classificação

Elite Masculino

01 Thiago Aroeira (Sundown/Centauro)
02 Ricardo Pscheidt (Scott/Manitou/Joel)
03 Robson Ferreira Silva (Amazonas Fuji)
04 Tacio Camargo (Merida/Power Bar)
05 Edivando Souza Cruz (Astro/Manitou/Vzan/Michelin/Nossa Caixa)

Elite Feminino

01 Juliana Machado (Sundown/Centauro)
02 Roberta Kelly Stopa (Amazonas/Fuji)
03 Patrícia Sundario Assis (Lar Nossa Sra. Aparecida)
04 Angélica Santos Silva (Lar Nossa Sra. Aparecida)
05 – Roberta Campos Kelly (Adrenalina Bikes)

Esta reportagem teve a colaboração dos Amigos da Bike. O Amigos da Bike é um site parceiro que tem informações sobre ciclismo e aborda todas as modalidades e tendências com notícias diárias, perfil de pilotos e atletas, cobertura fotográfica de campeonatos regionais e nacionais.

Este texto foi escrito por: Webventure