Trilha no Vale do Aço (MG) (foto: Lilian Miliauskas)
Nesse domingo aconteceu o XTerra MTB Cup em Ipatinga, Minas Gerais. O circuito inédito teve a largada no parque Ipanema, às 10h e participaram da maratona cross-country, cerca de 350 atletas em 45 km de competição. Uma forte chuva caiu logo na volta de apresentação e foi uma prévia das dificuldades que os atletas enfrentariam durante o percurso.
As trilhas acidentadas dentro da Serra dos Cocais, com muitos obstáculos naturais, subidas fortes e curvas fechadas, foram grande desafio para atletas amadores e profissionais.
Para o atleta amador, Wagner Valtão, de 34 anos, Belo Horizonte, o Xterra Mountain Bike é o melhor evento do país atualmente, com um percurso de nível técnico alto. Preparei-me durante dois meses para essa competição, e o meu maior incentivo é a própria bike, porque me identifico muito e trabalho com ela. Tenho uma loja de bike, treino alunos e presto assessoria técnica para atletas profissionais, comentou
A rotina diária de Wagner começa bem cedo. Ás cinco horas da manhã já estou de pé e pedalo uma hora e meia. Depois deixo a minha bike em casa, dou uma hora de aula e em seguida vou trabalhar na loja.
Nas costas – Durante a prova, nos trechos de subidas mais íngremes, alguns atletas amadores, tiveram que carregar as bicicletas nas costas para continuar a prova. Nesse momento, muitos comentavam das dificuldades e a falta de preparo físico. Foi uma competição com nível técnico alto, marcada por muitas manifestações de incentivo e solidariedade entre os atletas, que emprestavam uns para os outros, durante a competição, peças de reposição, como correntes.
Em primeiro lugar no MTB masculino ficou Thiago Carvalho Aroeira, de 29 anos, com o tempo de 1h35min51. O segundo melhor tempo, 1h37min18, foi do atleta Moises Lourenço Silva Santos, de 27 anos, seguido por Geraldo Rodrigues da Silva, de 29 anos, que fez o tempo de 1h38min21.
Na eletrizante competição feminina, a vencedora foi Manuela Vilaseca, de 32 anos de idade, com o tempo de 2h13min36, que ultrapassou a segunda colocada, Cristiane Pereira da Silva, de 29 anos, no último quilômetro e venceu por apenas 13 segundos de diferença.
Em terceiro lugar, chegou a campeã feminina da prova de Triathlon, (Competição realizada no dia anterior), Jennifer Smith de 38 anos, com o tempo de 2h16min08.
Determinação – A vencedora do XTerra Mountain Bike, Manuela Vilaseca, declarou quando percebeu que poderia ultrapassar e vencer a prova: Já estava eufórica por ter ultrapassado Jennifer Smith, quando observei que a Cristiane estava olhando muito para trás, percebi então o grau de cansaço dela e pedalei mais forte. Estou muito feliz e emocionada com o meu resultado, comemorou.
O circuito que pertence ao XTerra Brazil e somou pontos para o ranking da Confederação Brasileira de Ciclismo.
Este texto foi escrito por: Lilian Miliauskas