Thiago Medeiros (foto: )
São Paulo – A briga pelo vice-campeonato da Fórmula-3 Sul-Americana, entre cinco pilotos, ficou mais difícil para Thiago Medeiros. Quarto colocado na classificação geral com 107 pontos, Thiago foi punido com uma corrida de suspensão pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) devido aos incidentes ocorridos em Fortaleza, quando ele foi ameaçado de morte pelo empresário Arialdo Pinho, que colocou uma arma na cabeça do piloto. Pinho foi suspenso por seis meses pela entidade máxima do automobilismo nacional.
Na mesma etapa cearense, Thiago teria ofendido o presidente da Federação Cearense, Haroldo Scipião. Por isso, além de uma corrida de suspensão (a etapa de sábado em Cascavel), ele também terá de pagar multa de 100 Ups, o equivalente a R$ 10 mil.
Não concordo com essa punição, pois eu fui a vítima e tive uma arma encostada na minha cabeça. Ainda mais, depois disso tudo que passei, não podia falar nada, nem desabafar?, disse Thiago Medeiros.
Com a punição, Thiago ainda continua, matematicamente, na briga pelo vice, mas com menores chances, pois não poderá disputar a prova do próximo sábado em Cascavel. Danilo Dirani é o segundo colocado na classificação geral com 140 pontos contra 139 de Wagner Ebrahim, 107 de Thiago, 99 de Zeca Cardoso e 96 de Angelo Serafim.
Para o encerramento da temporada da F-3 Sul-Americana ainda restam quatro corridas (duas em Cascavel e duas em Brasília, dias 7 e 8 de dezembro) e estarão em jogo 80 pontos.
Nelsinho Piquet, com 236 pontos, conquistou o título na última prova, dia 20 de outubro em Jacarepaguá, no Rio. Nesta temporada Nelsinho, que em 2003 vai correr na Fórmula-3 Inglesa, obteve 10 vitórias em 14 corridas, e conquistou 12 poles, ambas marcas recordes na mais tradicional categoria continental. Na carreira, Nelsinho tem 11 vitórias, pois no ano passado, quando estreou na metade da temporada, ele ganhou uma corrida justamente em Cascavel, onde volta a correr no próximo final de semana.
Na Fórmula-3 Light a briga está muito acirrada. Duda Azevedo lidera com 18 pontos de vantagem para Daniel Landi, seu companheiro de equipe na Cesário F3. Duda tem 197 pontos contra 179 de Landi.
Estou trabalhando para ser campeão e, se vencer as duas em Cascavel, precisarei de um sexto lugar em uma das provas de Brasília para conquistar o título. Esse é o meu objetivo!, disse Duda Azevedo, que nesta quarta-feira vai andar de kart em Curitiba e à noite segue para Cascavel.
Daniel Landi reconhece a dificuldade de estar 18 pontos atrás de Duda e acredita que pode tirar a diferença em Cascavel.
No Rio cheguei perto, mas fui penalizado (ultrapassagem em bandeira amarela) e isso me prejudicou. Sei que ainda tenho chances e estou indo para brigar pelas vitórias. Disse e repito que o campeonato só será decidido em Brasília mesmo, completou Landi.
A Fórmula-3 Sul-Americana tem organização da Vicar Promoções e supervisão da Confederação Sul-Americana de Automobilismo. Os patrocínios são da AutoTrac, CEB e Pirelli.
Este texto foi escrito por: Milton Alves