Montanhistas terão que mudar os planos até abril (foto: Arquivo Pessoal/ Rodrigo Raineri)
As fronteiras do Tibet, na China, estão fechadas para os visitantes e com uma previsão não-confirmada de reabertura para o dia 10 de abril. Esta é a época da abertura da alta temporada dos montanhistas, que buscam a região como uma das rotas para escalar o Everest e outras montanhas.
O motivo do fechamento pode ser a campanha Strike Hard, lançada pelo governo chinês antes do aniversário da revolta tibetana. Muitos montanhistas terão que modificar suas rotas para os picos do Nepal, para manter os planos pré-definidos.
“As forças de segurança detiveram mais de 400 tibetanos em Lhasa, cidade próxima da região desde o lançamento da campanha, no dia 2 de março”, relatou o jornal TibetSun.
Além do Everest, picos importantes fazem parte da Cordilheira do Himalaia, na parte norte do Tibet, como o Lhotse, Makalu, Cho Oyu e o Annapurna. Por exemplo, Edurne Passabán, montanhista espanhola, partiu nesta terça-feira a caminho do Annapurna, para ficar acampado na base da montanha.
O coreano Miss Oh Eun-Sun também aproveitará o tempo até a reabertura da região para aclimatação, realizando um trekking também na base do Annapurna.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: março 10, 2010