Adventure Camp: uma das provas existentes no Brasil voltada aos iniciantes. Se encaixa no tipo curta. (foto: Arquivo Webventure)
Nascendo com uma corrida de 10 dias de duração (Raid Gauloises, em 1989, na Nova Zelândia) as corridas de aventura têm evoluído para novas distâncias. Isso se deve ao fato de elas estarem sendo adaptadas para o dia-dia dos competidores, que não têm uma semana para correr, mas sim um fim de semana.
A corrida de aventura tem uma coisa muito interessante que é resgatar os valores humanos/animal que perdemos na nossa atual sociedade. Estes são o de passar frio, fome, desconforto, o que nós leva apensar e valorizar tudo aquilo que as vezes no dia a dia não damos a devida importância.
Alguns tipos de corrida:
Curtas
São as que têm de três a sete horas de duração. Por exemplo, a Adventure Camp Race, corrida didática para estreantes, na qual 95% dos competidores completam o percurso; os iniciantes fazem aulas no dia anterior com técnicas das modalidades e no dia seguinte experimentam uma corrida de aventura de verdade com segurança e muita diversão.
As corridas curtas nasceram das etapas da EMA Series (também iniciada em 2002) pelo criador da corrida de aventura no Brasil Alexandre Freitas
Corrida 24 horas
Provas começam num dia e terminam no outro; nelas os competidores varam a noite e não descansam, normalmente são feitas em equipes e proporcionam um diferencial que é pernoitar ao relento. São indicadas aos atletas que já vivenciaram uma corrida de curta duração.
Corrida com mais de 24 horas
Em corrida com mais de dois dias, o planejamento muda muito, de equipe para equipe. Algumas descansam algumas horas, outras preferem não parar nenhum minuto. Normalmente a maior mudança de resultados acontece durante a noite. Nestas corridas o interessante é ter um bom preparo de endurance, pois exigem bastante do físico e da mente.
Expedições
São as corridas mais longas, com mais de cinco dias, normalmente. As equipes montam uma estratégia complexa, determinando quando e o quanto vão descansar durante esses dias. É quase impossível terminar uma expedition race sem dormir em nenhum momento.
As mais conhecida no Brasil são: Extrema Brasil Wild e Ecomotion Pró, esta que acabou de ser uma etapa do campeonato mundial do ARS (Adventure Race World Series).
Este texto foi escrito por: Sergio Zolino, especial para o Webventure
Last modified: outubro 14, 2002