Uso do equipamento para respirar embaixo d’água (foto: Divulgação/ Adilson Policichio)
Um dos mais praticados pelo Brasil, o mergulho autônomo é aquele realizado com equipamentos que possibilitam respirar debaixo dágua: reservatório (cilindro) e de um dispositivo de fornecimento e redução de ar, conhecido como equipamento Scuba (Self-Contained Underwater Breathing Aparattus). Esse tipo de prática é dividido em recreacional e técnico.
Se praticado com segurança, o mergulho para recreação é 100% seguro e é limitado a 30 metros de profundidade. Esta é a modalidade mais procurada entre os iniciantes e também para os que admiram o mergulho. A idade mínima para esse tipo de mergulho é de 12 anos de idade e é recomendável ter máscara, snorkel, nadadeiras e cinto de lastro.
Antes de mergulhar, é necessário realizar o curso básico, e um dos pré-requisitos é saber nadar. A duração é de dois a cinco dias, totalizando 20 horas, com aulas teóricas, práticas na piscina; nas aulas em alto mar, são realizados quatro mergulhos em dois dias.
Experientes – Somente mergulhadores treinados realizam os mergulhos técnicos, que consiste em descidas mais profundas e com uma configuração dos equipamentos diferente do mergulho recreacional.
Apesar de não ser 100% seguro, os praticantes passam dos 30 metros de profundidade, podendo chegar a 90 com o uso do Trimix (mistura de gás hélio, oxigênio e nitrogênio). Tem por característica também o mergulho com paradas descompressivas e cilindros auxiliares.
É preciso realizar um curso específico, com número determinado de mergulhos registrados e alguns locais pedem a idade mínima de 18 anos. São utilizados equipamentos de alta performance e também seguem certos procedimentos de acordo com o mergulho, que pode ser feito em naufrágios ou cavernas.
Este texto foi escrito por: Webventure