Mergulhar em naufrágios requer técnica especial. (foto: Alcides Falanghe / Scuba)
Existem basicamente dois tipos de mergulho: o livre e o autônomo.
Mergulho livre
Por mergulho livre entende-se aquele feito sem o uso de aparelhos de respiração. Dentro desta categoria devemos distinguir duas modalidades muitíssimo diferentes entre elas: o mergulho em apnéia e o chamado de snorkeling.
Snorkeling
O snorkeling é a maneira mais fácil de se ter o primeiro contato com o mundo submarino. Pode ser praticado por quase qualquer pessoa, usando apenas um par de nadadeiras, uma máscara e um snorkel (aquele tubinho que serve para respirar enquanto permanecemos olhando para
debaixo d´água) para nadar e dar curtos mergulhos em apnéia (prendendo a respiração) em baixas profundidades (piscinas naturais em rios e mares).
Apnéia
O mergulho em apnéia propriamente dito (técnica usada principalmente por caçadores submarinos), pela elevadas profundidades alcançadas e tempos relativamente longos, só pode ser praticado por pessoas técnica, física e psicologicamente treinadas.
Mergulho Autônomo
Por mergulho autônomo entende-se todo aquele que utiliza aparelhos de respiração subaquática independente de suprimento da superfície. Para o mergulho recreativo utiliza-se o equipamento SCUBA (Self-Contained Underwater Breathing Aparattus). Ele é constituído basicamente de um reservatório (cilindro) de mistura de respiração (normalmente ar) e de um dispositivo de fornecimento e redução de ar (válvula reguladora ou simplesmente regulador).
Além disto, completam o SCUBA, o profundímetro (medidor de profundidade), manômetro (medidor da pressão do ar do cilindro), além do colete equilibrador. Todos acoplados ao cilindro.
Existe ainda o mergulho em cavernas e naufrágios, realizado com suprimento de ar, utilizado para a exploração científica ou recreacional de embarcações naufragadas e cavernas. Esses são tipos de mergulho que também exigem treinamento específico e especial cuidado com equipamentos, que muitas vezes são duplicados para eventuais necessidades de substituição.
Além do mergulho de lazer ou recreacional, existe a prática do mergulho em atividades competitivas e profissionais.
Há poucas competições de mergulho. Basicamente, existem as que envolvem caça/pesca submarina, a apnéia e a fotosub (foto submarina). A busca de recordes na apnéia foi celebrizada no filme “Imensidão Azul“, de 1988, que contou a história dos dois maiores apneístas contemporâneos, o francês Jacques Mayol e o italiano Enzo Majorca (no filme, chamado de Enzo Molinari).
Mergulho profissional
Existem cursos específicos para se tornar um profissional em mergulho. Além da operação comercial de mergulho, esta prática pode ser utilizada profissionalmente em outras áreas. Entre as mais conhecidas estão a pesquisa no fundo do mar (oceanografia, biologia marinha e arqueologia) e a construção e manutenção de hidrelétricas e plataformas de petróleo. Nelas é realizado o mergulho técnico, potencialmente perigoso e que exige treinamento e equipamento adequado.
Este texto foi escrito por: Sergio Costa, especial para o Webventure