Webventure

Título de Caminhões está “sob júdice”


Caminhão de André Azevedo foi o mais rápido no Sertões 2002 segundo resultados extra-oficiais. (foto: André Chaco / www.webventure.com.br)

A festa de premiação dos campeões do Rally dos Sertões 2002, realizada anteontem (01/08), em Fortaleza (CE), teve uma entrega “simbólica” do prêmio da categoria Caminhões para André Azevedo e Róbson Oliveira. Extra-oficialmente, a dupla foi a vencedora do rali por ter concluído o percurso total no menor tempo entre os outros quatro concorrentes. Este resultado precisa ser confirmado pelos comissários da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), mas isso não foi feito até agora porque a entidade analisa um protesto feito pelos pilotos Luciano Cunha, Alfredo Yahn e Ricardo Domingues.

Direito de todo competidor, o protesto é contra a aprovação de um recurso pedido por André Azevedo. Ele solicitou o cancelamento de uma penalização de 3 horas que lhe foi dada por não cumprir o horário máximo estabelecido para comparecer ao Parque Fechado na etapa Maratona, realizada no dia 30 de julho, no trecho percorrido entre as cidades de Bom Jesus da Lapa e Xique-Xique, na Bahia.

O argumento de Azevedo no recurso é que ele teve problemas no transferimento da balsa. Luciano Cunha diz que há testemunhas de que, antes de subir na balsa, Azevedo já havia estourado o tempo. Outro dado alegado no protesto é que Azevedo foi o primeiro a largar e não teria sido visto por nenhum dos outros competidores nos locais de transferimento. Os pilotos querem o retorno da penalização a Azevedo.

Duas opções – No tempo total do Rally, a vantagem dele sobre o vice-líder, Luciano Cunha, foi de 52 minutos e 18 segundos no tempo total, de acordo com o resultado extra-oficial. Se a penalização for devolvida a Azevedo, Cunha ficaria com o título. Se for mantida, o piloto se confirma como o mais premiado da história dos Sertões, com quatro títulos. Anteontem ele ainda levou o troféu “Espírito do Rally”, oferecido pela organização.

Os comissários da CBA chegaram a se reunir na tarde de sábado (02/08), em Fortaleza, antes da premiação, mas não concluíram o caso. Segundo eles, ainda não há um prazo fixo para que o título de Caminhões seja definido.

Este texto foi escrito por: Webventure