Passagem da tocha complicou o trânsito na Tijuca (foto: Patrícia Serrão)
Direto do Rio de Janeiro (RJ) – A tocha do Pan-Americano fez hoje seu último percurso para chegar ao estádio do Maracanã, onde será realizada a cerimônia de abertura dos jogos nessa sexta-feira (13). Depois de muitas semanas percorrendo diversas cidades brasileiras, hoje a pira foi carregada dentro de uma van oficial até a rua Barão de Mesquita, na Tijuca.
No local a comitiva parou o carro e a acendeu a tocha. O evento causou espanto nos tijucanos, que foram surpreendidos com a repentina interdição do trânsito na rua. Quando descobriram que se tratava da passagem da tocha Pan-americana as opiniões se dividiram. Muitos ficaram felizes por participarem do evento, porém, houve reclamações por ter sido pouco divulgado e do caos no trânsito.
As amigas Renata Coelho e Giseli Nascimento eram as mais empolgadas. Estou muito feliz por estar participando do evento, é algo muito importante para o Rio, diz Renata. Já sua amiga complementou: deviam ter avisado melhor, não teve divulgação nenhuma, todo mundo aqui foi pego de surpresa.
O público procurou se informar com os guardas municipais sobre quem levaria a tocha, porém, estes afirmaram que apesar de estarem escoltando a tocha desde cedo, a organização do evento não informou quem iria carregar ou nenhum outro detalhe. Nossa função é manter o trânsito livre, quem se ocupa da tocha é o Co-Rio e eles não passaram nenhum detalhe para a gente, reclama o Guarda Municipal Arnaldo.
Apesar de toda a confusão e falta de informação, o público, incentivado pelo Comitê Organizador dos Jogos, aplaudiu com muito entusiasmo a passagem da tocha e correram acompanhando-a e buscando um bom ângulo para registrar o raro momento.
Este texto foi escrito por: Patrícia Serrão