Webventure

Tom Papp comenta primeiro dia de competição


Competidores enfrentaram mal tempo nas Prateleiras (foto: Theo Ribeiro)

Tom Papp é montanhista e colaborador do Webventure. Participou de outras edições do Ecomotion como corredor, fotógrafo e colaborador, além de conhecer bem a região em que a prova está passando.

Esse primeiro dia do Ecomotion/Pro foi mais ou menos como a gente esperava. Um dia muito forte, muito duro, de muita subida, tanto no mountain bike como no trekking. A subida do maciço de Agulhas Negras tem um desnível – em relação ao Vale do Paraíba – de 200 metros, mais ou menos.

Além dos desníveis, o pessoal pegou garoa, mal tempo, vento e muito frio. As equipes mais fortes atravessaram o Parque até mais rápido do que o esperado. E chegaram no Pico das Prateleiras de manhã cedo. Algumas equipes fizeram as Prateleiras com bom tempo, visual bonito. Outras equipes fizeram com tempo fechado e até mesmo com garoa.

O Pico de Prateleiras – que é um dos mais bonitos do Brasil -, pico rochoso, estava todo equipado com cordas. As equipes subiram pelo lado norte, o famoso Cavalinho, sempre usando corda fixa e desceram rapelando pelo lado sul, bem para o centro do maciço, onde é o Jardim de Inverno, como chamamos. E saíram pelos blocos.

As equipes demoraram entre uma e duas horas para subir e descer o Pico. Quem chegou nas Prateleiras depois das 18 horas não pode fazer. Seguiram direto para a parte baixa do Parque, com punição de tempo.

Bom tempo – As equipes de ponta desceram muito rápido, pegaram o remo às 17 horas, que é um tempo muito bom. Então devem remar de noite e fazer outro mountain bike muito forte, fazendo um uphill com mais de 1000 metros de desnível subindo a Serra da Bocaina. Eles devem amanhar lá em cima, imagino.

As equipe mais lentas ainda estão na parte alta do Parque, não chegaram em Prateleiras. Tem equipes ainda em Rebouças, com problemas de cansaço, frio. Tem equipes que já desistiram.

E é isso… agora o pessoal vai para a Serra da Bocaina. Vai ser outra noite fria e com muito desnível, para depois entrar na parte final da prova, descendo a Serra do Mar para Ilha Grande.

Até amanhã,

Tom Papp

Este texto foi escrito por: Tom Papp